domingo, 11 de agosto de 2013

DESÇA DA ÁRVORE, VOCÊ TAMBÉM



"E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando. E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico. E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura. E, correndo adiante, subiu a um sicômoro para o ver; porque havia de passar por ali. E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa. E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente. E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador. E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado. E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido."

Sabemos que Jesus é o Filho de Deus, o Salvador amado. Mas quem era Zaqueu? Era um pecador perdido, o maioral dos publicanos. Ele estava envolvido com um trabalho que os judeus não aprovavam. Aquele homem trabalhava para os romanos e tinha péssima reputação entre os judeus. O sistema fiscal dava margem a muitos abusos e as extorsões eram frequentes. Zaqueu era responsável pelos impostos de Jericó e tinha outros publicanos sob sua responsabilidade. Além do fato de ser muito rico.

Quando ele soube que Jesus ia passar por Jericó, sentiu desejo de ir vê-lo, porque ainda não O conhecia. Junto com Jesus, vinha uma enorme multidão e não era possível a Zaqueu enfrentá-la por ser de pequena estatura, mas desejava ver o Senhor de alguma forma. Ao ver uma figueira correu adiante e a escalou, esperando que Jesus passasse. Quando Ele passava, olhou acima e disse: "Zaqueu desce depressa porque hoje vou pousar em tua casa." Zaqueu desceu depressa e o recebeu em sua casa com alegria. Olhando Aquele que queria tanto ver, ficou constrangido a amá-lo. A chama viva do amor eterno de Jesus começou a arder em seu coração. Zaqueu queria ver Aquele que não conhecia e o Senhor jamais tinha visto aquele cobrador de impostos de Jericó, embora soubesse de tudo que fazia, mesmo assim Jesus o amava e o buscava para salvá-lo, pois ele também era um filho de Abraão. Jesus ama o pecador, mas odeia o pecado e por isso Ele não apontou o pecado daquele homem, não o criticou nem o condenou dizendo que andava a fazer coisas reprováveis. Bastou para que Zaqueu sentisse a presença de Jesus para condenar-se a si mesmo e sentir-se culpado. Ele precisava se converter abandonando os maus caminhos, receber a salvação e sentir a segurança que somente o Senhor oferece. Como maioral dos publicanos, se arrependeria de seus atos, nasceria de novo, tornar-se-ia nova criatura. Ele se levantou e disse ao Senhor "Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado."

Algumas provas da conversão de Zaqueu: Obediência, alegria e testemunho. Zaqueu obedeceu a Jesus e desceu depressa quando Ele o chamou. Na figueira, era um miserável pecador, porém quando desceu era uma pessoa salva, cheia de alegria. Deu testemunho porque queria que todos soubessem, principalmente aqueles que murmuraram dizendo que Jesus entrara na casa de um pecador.

Zaqueu agora ajudava os pobres, não para ser salvo, mas porque foi salvo. Ele deixou de amar as riquezas e no seu coração somente havia lugar para Jesus, o Rei dos reis. Muitas ovelhas perdidas estão em cima de alguma árvore. Jesus deseja que desçam depressa para entrar em suas vidas e para O receberem com alegria como fez Zaqueu. Pois Jesus está voltando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário