sábado, 31 de agosto de 2013

CHAMADO À SANTIDADE



"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós, que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo." (1 Pedro 1:3-5) Aqui Pedro, o servo de Deus, começa a falar das bênçãos dos remidos, como filhos de Deus regenerados, não mais manchados pelo mal. Esta herança não se desfaz, tampouco se desvaloriza ao passar do tempo, ela é divina.

A graça de Deus significa: segurança e sobriedade. Os filhos de Deus devem ter vida santificada, pois têm como Pai Aquele que é Santo, Santo, Santo. Eclesiastes 9:8 diz que "Em todo o tempo sejam alvas as tuas roupas, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça." A vestimenta do crente não deve ser suja, nem manchada. Aqui o pregador fala de roupas espirituais. Roupas brancas, sem mácula, quer dizer, sem pecado. A abundância do azeite indica a alegria no Espírito Santo.

"Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;" (1 Pedro 1:13-15). Cingindo nosso entendimento. Sendo disciplinados em nossa maneira de pensar. E não nos conformando com o século presente, mas nos transformando pela renovação de nossa mente, para que experimentemos qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Tendo sempre em mente que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus, nosso Criador e Pai.

"E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, o qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós; e por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos, e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus;" (1 Pedro 17-21) Ao nos convertermos ao Senhor, já não somos mais velhas criaturas, as quais somente faziam aquilo que aborrecia a Deus.

"O Senhor olha desde os céus e está vendo a todos os filhos dos homens. Do lugar da sua habitação contempla todos os moradores da terra." (Salmo 33:13-14). Deus nos observa, Ele sabe tudo o que fazemos e ainda mais profundamente, por conhecer nossos pensamentos, Ele sabe se O amamos. Fez-nos à sua imagem e semelhança com o intuito de O adorarmos. Aquele que nos criou em Jesus Cristo nos fez casas espirituais, sacerdotes, nação santa, Suas testemunhas para que anunciemos Sua salvação às nações. Como filhos de Deus, devemos andar em amor, que é o vínculo da perfeição. "Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro;" (1 Pedro 1:22).

"Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos. Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados." (1 João 4:7-10). Esta é uma das passagens mais relevantes de João. O amor é sua qualidade suprema. Deus somente pode ser conhecido por aqueles que O amam e vivem em amor. Entretanto não saberíamos amá-lo nem seriamos capazes de amá-lo caso Ele não nos amasse primeiro. E se amarmos uns aos outros, Deus permanecerá em nós.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário