domingo, 1 de dezembro de 2013

ROCHA OU AREIA

"47 Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante: 48 É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha. 49 Mas o que ouve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a corrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa." (Lucas 6:47-79). No versículo 47, notamos três palavras: vem, ouve e observa. Devemos ir a Cristo, reconhecendo-o como nosso Salvador, ouvir o que Ele diz porque é o nosso Mestre e observarmos Sua palavra, porque é nosso Senhor. Insensatez é não observar seus preceitos e obedecer a Sua palavra. Buscando executar sua vontade, porque: "Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora." (João 6:37). Ir a Jesus é superior a todos os tesouros e riquezas do mundo, é superior ao universo. Quando obedecemos ao seu chamado e o aceitamos como único Salvador, Mestre e Senhor, os nossos nomes são escritos no Livro da Vida do Cordeiro, passamos a ser cidadãos dos céus, onde se encontra nossa cidade futura. Devemos estar preparados a ouvir as palavras do Mestre, sendo, entretanto tardios em nosso próprio falar com vemos em Tiago 1:19: "Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar."

A palavra implantada, o evangelho recebido tal como anunciado, como palavra da verdade que liberta o pecador, não deve ser somente ouvida, mas praticada. O homem sincero olha para elas e depois age com base naquilo que aprendeu e já aprende que é uma palavra pura, como vemos em Salmo 12:6 "As palavras do Senhor são palavras puras, como prata refinada em fornalha de barro, purificada sete vezes." Jesus Cristo, nosso Mestre nos agracia com esta maravilha.

"E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos." (Tiago 1:22). Se alguém é ouvinte não praticante da palavra, é como um homem que contempla seu rosto em um espelho e se vai, e logo não se recorda mais do que viu. Jesus nos ensina que se alguém vai a Ele, o ouve e pratica a palavra, mostra a todos a quem é semelhante. É alguém sábio, sensato, prevê as provações da vida, o final de tudo o que é terrestre e o grande juízo vindouro e com isso edifica para a eternidade. Este é o que edifica sobre a rocha inabalável, Jesus Cristo, e está sempre firmado nele. Não se abala mesmo que venham tempestades terríveis, que podem vir com força. Mas aprendeu a orar vigiando todo o tempo e com o coração grato. A rocha representa aquilo que é firme, imóvel e eterno.

A areia representa o que é solto, instável e movediço. Há homens insensatos, sem sabedoria que edificaram suas casas sobre alicerces não firmados em covas profundas, mas sobre o chão, não foram a Jesus, nem O ouviram e tampouco praticaram Sua palavra. Não o aceitaram como Salvador, Mestre e Senhor. Por isso Jesus não os livra porque a luz não tem comunhão com as trevas, e quem anda em trevas não sabe aonde ir. A tempestade vem e cai com força em ambas as edificações. Aqueles que tinham seus alicerces plantados na Rocha, ficaram firmes, nada os pode derrubar, mas aqueles que se alicerçaram em areia, ruíram e a queda foi muito grande, faltou-lhes Jesus, porque o negaram. Lembremos que o Senhor cuida dos Seus, conforme Salmo 33:18 "Eis que os olhos do Senhor estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia;"   





Nenhum comentário:

Postar um comentário