sábado, 5 de outubro de 2013

SENHOR, ENSINA-NOS A ORAR!



A voz daquele que clamava no deserto ardia com fogo recebido dos céus em resposta à oração: João Batista orava porque seria para ele o que havia de mais sagrado: falar com o Pai Celestial. Antes de Jesus ser crucificado e ainda quando andava com os discípulos que escolhera, respondendo ao apelo de um deles "Senhor, ensina-nos a orar" Ele assim o disse: "Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dá hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; e não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém. Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas." (Mateus 6:9-15)

A oração do Senhor é um modelo para as nossas próprias orações. Na oração que Jesus nos ensinou começamos com adoração. Adoramos a Deus, pois Ele é Santo. Que a Sua vontade seja feita na terra e no céu. Ele nos dá o alimento cotidiano que sacia-nos a fome física, perdoa os nossos pecados, mas cabe a nós também perdoarmos aos que pecam contra nós, por tal condição, ou seja, ...perdoa-nos... assim como nós perdoamos..., e por conseguinte somos graciosamente perdoados por Ele.

Mas o Senhor ainda nos ensina: "E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes." (Mateus 6:5-8) Existem dois perigos na vida de oração, o de querer ser visto e ouvido e o de tagarelar. A oração pode ser feita em secreto, mas isto não exclui a oração pública. Oramos no Espírito como nos ensinou Jesus, com fé, sem nada duvidar, levantando mãos limpas e estando com o coração puro. Orar faz a nossa alma respirar e arder com o fogo vindo de Deus. Precisamos orar e, caso não soubermos, simplesmente façamos como o discípulo de Jesus: "Senhor, ensina-nos a orar"

Nenhum comentário:

Postar um comentário