domingo, 13 de outubro de 2013

ESPADAS E ORELHAS

"Tendo Jesus dito isto, saiu com os seus discípulos para além do ribeiro de Cedrom, onde havia um horto, no qual ele entrou e seus discípulos. E Judas, que o traía, também conhecia aquele lugar, porque Jesus muitas vezes se ajuntava ali com os seus discípulos. Tendo, pois, Judas recebido a coorte e oficiais dos principais sacerdotes e fariseus, veio para ali com lanternas, e archotes e armas. Sabendo, pois, Jesus todas as coisas que sobre ele haviam de vir, adiantou-se, e disse-lhes: A quem buscais? Responderam-lhe: A Jesus Nazareno. Disse-lhes Jesus: Sou eu. E Judas, que o traía, estava com eles. Quando, pois, lhes disse: Sou eu, recuaram, e caíram por terra. Tornou-lhes, pois, a perguntar: A quem buscais? E eles disseram: A Jesus Nazareno. Jesus respondeu: Já vos disse que sou eu; se, pois, me buscais a mim, deixai ir estes; para que se cumprisse a palavra que tinha dito: Dos que me deste nenhum deles perdi. Então Simão Pedro, que tinha espada, desembainhou-a, e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita. E o nome do servo era Malco. Mas Jesus disse a Pedro: Põe a tua espada na bainha; não beberei eu o cálice que o Pai me deu?" (João 18:1-11).

O trabalho de um sacerdote é o de ensinar, orar e fazer ou ministrar o sacrifício. O Senhor veio a este mundo para ensinar sobre o reino de Deus, para orar, curar os enfermos, libertar os cativos. Mas ao terminar seu ministério terreno e fazer seu grande sacrifício, começando pela sua prisão, traído por Judas Iscariotes, foi com seus discípulos ao outro lado para o ribeiro de Cedrom, uma ravina à leste de Jerusalém entre a cidade e o Monte das Oliveiras, atualmente chamado de Vale de Josafá. Judas conhecia aquele lugar, havia ali um jardim, chamado Getsêmani. Um lugar onde não havia flores, mas somente muitas árvores. Servia de retiro para o Senhor e seus discípulos. Jesus tinha tanto o lugar de oração, quanto o espírito de oração. Nós temos espírito de oração? Oramos onde mais podemos ficar a sós com o Pai?

Desde que Jesus veio ao mundo, já veio sabendo de seu sofrimento, da morte de cruz pela qual havia de passar. Ele sabia exatamente que sua hora havia chegado; neste momento chegou Judas junto com a coorte e oficiais dos principais sacerdotes e fariseus, com lanternas, tochas e armas. A turba era sanguinária, odiavam o Mestre e queriam matá-lo. Sabemos que o inimigo não cessa de atentar e desde o nascimento de Jesus, sempre foi alvo de intentos de matá-lo. Pois Ele veio ao mundo para desfazer as obras do diabo. (1 João 3:8b).

Aquele que traiu Jesus era hipócrita, falso, traidor. Vendeu-se por trinta moedas de prata. Diante da coorte, Jesus se aproximou e perguntou – A quem buscais? Respondera: A Jesus, o nazareno. Ele disse: sou eu. Quando ouviram a resposta de Jesus, - sou eu - todos recuaram e caíram por terra. E o senhor perguntou novamente: a quem buscais? Responderam: Jesus, o nazareno. Todos caíram novamente por terra. O mesmo poder de Jesus que os levou a recuar e cair poderia ter lançados a todos no inferno. Então disse Jesus: já vos declarei que sou eu, se é a mim que buscais, deixai estes (seus discípulos) para se cumprir a palavra: "Não perdi nenhum daqueles que me deste".

Fiel é Jesus que não permitirá que os seus sejam tentados além de suas forças. "Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar." (1Coríntios 10:13). Pedro o apóstolo intrépido se esquecera dos ensinos do Mestre. Naquele momento, sua ira o fez se esquecer de que Jesus seria entregue aos gentios e seria crucificado numa cruz; e isto faria por nossa causa, pois o sacrifício que iria fazer serviria para nos religar ao Criador, pois estávamos vivendo como ovelhas que não têm pastor, desgarrados andando nos nossos próprios caminhos e não no caminho vivo.

Pedro ficou tão irritado que não consegui superar sua ira. Sacou sua espada da bainha e deu com ela na orelha de Malco, decepando-a. Devemos nos lembrar que de acordo com Tiago 1:20, "Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus." A intenção de Pedro era com um só golpe, matar Malco, mas errou o golpe, Jesus não os havia instruído a usarem armas carnais. Foi somente no dia de Pentecostes que Pedro aprendeu que não deveria usar a espada para cortar orelhas. Aprendeu que a Espada que deve ser usada é a do Espírito Santo. Paulo escreveu sobre ela em Efésios 6:17. "Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;" Cuidemos para não fazer como Pedro, querendo cortar a orelha dos inimigos de Deus. A vontade de Deus é que quem tem ouvidos ouça o que o Espírito Santo diz. Lucas em seu evangelho diz: "E, respondendo Jesus, disse: Deixai-os; basta. E, tocando-lhe a orelha, o curou." (Lucas 22:51). Até mesmo no final de seu ministério terreno, o Mestre fez bem aos inimigos e deu provas de seu poder divino miraculoso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário