sexta-feira, 31 de maio de 2013

A VIRTUDE DA PACIÊNCIA



Nosso senhor Jesus Cristo desceu do céu para fazer a vontade do Pai anunciando o reino celestial. Muitos o querem como Senhor e Salvador de suas vidas. Outros preferem tudo o que o mundo pode oferecer e seu fim será triste. Porém os filhos de Deus, que esperam a volta de Jesus, pacientemente, perseverando até o fim, serão salvos. Como diz Marcos 13:13: "E sereis odiados por todos por amor do meu nome; mas quem perseverar (pacientemente) até ao fim, esse será salvo."

A paciência é algo que pode ser desenvolvido ao longo da experiência da vida cristã, o apóstolo Paulo em Gálatas 5:22, a cita como um dos frutos do Espírito vejamos: Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

A longanimidade, também é definida como paciência e alguns cristãos dizem que não conseguem ser pacientes, mas por ser um dos frutos do Espírito, este fruto deve ser desenvolvido em nosso caráter, afinal de contas, Cristo deu o grande exemplo da paciência no trato com os pecadores. Porque "Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito." (Gálatas 5:25)

Eis aqui alguns sinônimos de longanimidade (paciência) e demais virtudes diretamente relacionadas a ela: desprendimento, abnegação, altruísmo, desambição, desapego, filantropia, isenção, largueza, longanimidade, modéstia, generosidade, benignidade, dedicação, desinteresse, fidalguia, franqueza, galhardia, grandeza, liberalidade, magnanimidade munificência, nobreza, magnificência, dignidade, hombridade, gentileza, graciosidade.

Muitas vezes, por nos negarmos ao exercício da paciência, somos provados com problemas e tribulações, isso nos torna mais virtuosos por produzir em nós mesmos o fruto da paciência que se desdobra em bênçãos ao nosso próximo. Vejamos o que diz o apóstolo Paulo em Romanos: "Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado." (Rom 5:1-5)

Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia. Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima. (Tiago 5:7-8)

Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. (Hebreus 12:1-2)

Descansa no Senhor, e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos. Deixa a ira, e abandona o furor; não te indignes de forma alguma para fazer o mal. (Salmo 37:7-8)

Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas; melhor é o paciente de espírito do que o altivo de espírito. Não te apresses no teu espírito a irar-te, porque a ira repousa no íntimo dos tolos. (Ecles. 7:8-9)





Nenhum comentário:

Postar um comentário