sábado, 8 de junho de 2013

HUMILDADE



Somos humildes? Deus nos conhece profundamente.

O apóstolo Paulo nos ensina: "De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra," (Filipenses 2:5-10)

O Senhor Jesus, além de Seu nome estar acima de todo nome, Ele é o exemplo máximo de humildade. Ele suportou a morte, crucificado, derramando sua vida, seu sangue por nossa causa porque éramos todos pecadores e destituídos da glória de Deus. "Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz." (Colossenses 2:14). Estávamos em dívida para com Deus por causa do pecado. Esta dívida foi cancelada por Ele, pregando-a na cruz de Cristo o qual pagou nossa dívida em sua totalidade. Todo aquele que aceita o Senhor Jesus como único e suficiente Salvador será salvo e livre de ira ao inferno. Não é necessário pagar absolutamente nada, a Salvação é gratuita.

Aos soberbos resiste Deus, mas Ele dá graça aos humildes, portanto, somos humildes? Verdadeiramente Deus nos conhece. "Senhor, tu me sondaste, e me conheces. tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos." (Salmo 139:1-3). "O Senhor olha desde os céus e está vendo a todos os filhos dos homens. Do lugar da sua habitação contempla todos os moradores da terra." Salmo 33:13-14). O Senhor Deus conhece todos os homens, todas as coisas, sua presença está em toda parte, não há quem se esconda dele. Ele tem todo o poder, todo o saber e uma santidade que destrói os ímpios e investiga o coração e a vida de todos os crentes. O rei Davi disse no Salmo 139:23-24: "Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno." O caminho eterno é um contraste com o caminho do ímpio, que será destruído.

Deus quando investiga nosso coração, encontra humildade nele? Se formos humildes, seremos felizes "Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;" (Mateus 5:3) "Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará." (Tiago 4:10).
Sejamos humildes e obedientes a Ele em tudo. O apóstolo Pedro diz: "Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós." (1 Pedro 5:6-7). "O galardão da humildade e o temor do Senhor são riquezas, honra e vida." (Provérbios 22:4) "Finalmente, sede todos de igual ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos e humildes." (1 Pedro 3:8)

Lembremo-nos sempre que a humildade é o caminho para uma verdadeira grandeza.








Nenhum comentário:

Postar um comentário