segunda-feira, 20 de maio de 2013

AMOR FRATERNAL



O amor fraternal: Amarmos uns aos outros. 

A nova lei do amor dada por Cristo é a base fundamental da vida espiritual. Já estava chegando a hora da partida de Jesus, como ele mesmo declara: "Saí do Pai, e vim ao mundo; outra vez deixo o mundo, e vou para o Pai." (João 16:28). 

Jesus iria voltar para o seu lar na glória, mas antes, ensinava aos seus discípulos sobre o novo mandamento. "Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis." (João 13:34).

O novo Testamento é permeado por inúmeras referências ao amor, especialmente o amor fraternal, vejamos algumas delas:

"O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei." (João 15:12).

"Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros." (João 15:17).

"Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave." (Efésios 5:1-2).

"Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas. Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo. Mas aquele que odeia a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos." (1 João 2:9-11).  

"O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros." (Romanos 12:9-10).

"Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça." (Romanos 12:20).

"Permaneça o amor fraternal. Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, não o sabendo, hospedaram anjos." (Hebreus 13:1-2).

"O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor." (Romanos 13:10).

"A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens. Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens." (Romanos 12:17-18).

"A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei." (Romanos 13:8).

"Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo." (Gálatas 5:14).

"Quanto, porém, ao amor fraternal, não necessitais de que vos escreva, visto que vós mesmos estais instruídos por Deus que vos ameis uns aos outros;" (1 Tessalonicenses 4:9).

"Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor." (1 João 4:7-8).

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16).

No Velho Testamento encontramos um dos mais belos salmos que versa sobre a excelência do amor fraternal. A unidade fraternal dos irmãos é retratada como algo precioso da consagração sacerdotal. E tão renovador quanto o orvalho matutino nos montes:

"OH! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre." (Salmo 133).






Nenhum comentário:

Postar um comentário