quinta-feira, 4 de outubro de 2012

O CAMINHO LARGO



"Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;" - Mateus 7:13

A Palavra de Deus nos ensina que há somente dois caminhos a seguir. Um deles é o caminho espaçoso, o outro o caminho apertado. Nós somente podemos escolher um deles.

O caminho verdadeiro que nos leva à vida é o apertado, e são poucos os que entram nele, e justamente esse caminho maravilhoso, luminoso, verdadeiro e de paz é o caminho do Senhor Jesus. Ele mesmo nos diz isso em João 14: 6, "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim".

O caminho espaçoso é o caminho da perdição eterna, do pecado, morte e destruição. "Há caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte" (Provérbios 16:25). Este caminho significa "estar separado de Deus", é estar andando em desacordo com Deus e a Sua Palavra, é estar em rebeldia e inimizade com o Criador, é estar seguindo o seu próprio caminho.

O caminho espaçoso é o caminho do mundo, é um caminho imperfeito, mas a Palavra de Deus nos ensina que o caminho de Deus é perfeito. "O caminho de Deus é perfeito; a palavra do Senhor é provada: é um escudo para os que nele confiam". (Salmo 18:30).

Em Isaias 55:7-9, o Senhor adverte aos pecadores: "Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar. Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos."

Quem trilha o caminho espaçoso são os homens ímpios, os homens perversos com maus pensamentos, os pecadores, e que mesmo estando perdidos, Deus os perdoa; porque grande é em perdoar, basta que se convertam a Ele. Entre os que caminham pelo caminho espaçoso estão os idólatras, feiticeiros, os que se prostituem, os que amam e cometem a mentira, os hipócritas, os viciados, avarentos, mas Deus é grandioso em perdoar todo aquele que vai a Ele arrependido "Eu, eu mesmo, sou o que apaga as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados me não lembro" (Isaias 43:25).

"Vinde então, e argui-me, diz o Senhor; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã". (Isaias 1:18).

Se toda a humanidade soubesse e compreendesse as coisas de Deus e sua importância, deixariam de andar no caminho espaçoso e também deixariam de amar as coisas do mundo, como nos adverte 1 João 2:15, "Não ameis o mundo, nem o que no mundo há, se alguém ama o mundo, o amor de Deus não está nele".

Aquele que está no mundo, ama as coisas do mundo, mas o mundo passa e a sua concupiscência, mas, aquele que faz a vontade de Deus tem a vida eterna em Cristo Jesus "E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em Seu Filho" (1 João 5:11).

Deus ama o pecador, mas abomina o pecado. Todo pecador deve ir a Jesus para receber perdão. "Tudo o que o pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora". (João 6:37). Isto significa que todo pecador pode ir com confiança a Jesus. Aquele que andava no caminho espaçoso e foi a Jesus, foi salvo, passou das trevas para a luz, da morte para a vida e tomou-se filho de Deus. "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que crêem no seu nome" (João 1:12 ). "E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens. pelo qual devamos ser salvos" (Atos 4 : 12).

Aquele que sai do caminho espaçoso e passa ao caminho estreito é um bem-aventurado, não entra mais em condenação, agora é propriedade de Jesus, pertence a Ele, pois foi comprado por bom preço "Fostes comprados por bom preço; não vos façais servos dos homens" (1 Coríntios 7:23). "Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus" (1 Coríntios 6:20).

"Para sempre, ó Senhor, a tua palavra permanece no céu. A tua fidelidade estende-se de geração a geração; tu firmaste a terra, e firme permanece. Conforme o que ordenaste, tudo se mantém até hoje; porque todas as coisas te obedecem. "Salmo 119:89-91.

Nenhum comentário:

Postar um comentário