quinta-feira, 27 de setembro de 2012

A PARÁBOLA DO FARISEU E DO PUBLICANO




Lucas 18:9-14 - Nesta parábola, o Senhor nos previne acerca das pessoas que confiam em si mesmas, crendo que são justas e ainda por cima desprezam seu próximo. Esta parábola nos adverte contra a justiça própria em nossas orações e o modo pelo qual não devemos orar.

A justiça própria é uma doença da raça humana e tem origem em Adão. Em Romanos 10:3, lemos: "Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus". "Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo." (Lucas 18 10-12).

Nestes versículos observamos que o fariseu se vangloria naquilo que ele é, "não sou como os demais homens"; se orgulha no que faz "jejuo duas vezes na semana"; gaba-se do que dá, "dou os dízimos". Esta é uma oração hipócrita, que jamais será ouvida e atendida pelo Senhor. É uma oração que não mostra qualquer reconhecimento do pecado e da necessidade de misericórdia.

"O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim pecador!" (Lucas 18: 13). Neste versículo vemos que o publicano fez uma petição, uma súplica. Sua oração foi pessoal, pediu ao Senhor em favor da sua alma e foi humilde, porque confessou ser pecador, fez uma oração pedindo misericórdia e sua oração foi atendida pelo Senhor que não a desprezou; pois o publicano tinha um coração contrito e um espírito quebrantado. "Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus". Salmo 51:17.

Esta sim é uma oração verdadeira e sincera. Este pecador foi para sua casa justificado. "Porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado". Lucas 18:14. "Antes, dá maior graça. Portanto, diz: Deus resiste aos soberbos, dá, porém graça aos humildes". Tiago 4:6. "Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte, lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós". I Pedro 5:7-8.

"Porque a palavra do Senhor é reta, e todas as suas obras são fiéis". "Pela palavra do Senhor foram feitos os céus; e todo o exército deles, pelo espírito da sua boca". Salmo 33:4 e 6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário