sábado, 20 de outubro de 2012

O ESPÍRITO DA VERDADE - I




A PROMESSA DO ESPÍRITO SANTO

Ao meditarmos no capítulo quatorze do Evangelho de João, percebemos claramente que o Senhor Jesus dirigia palavras de consolo e conforto aos seus discípulos que estavam entristecidos pela notícia da Sua partida deste mundo. Jesus desceu do céu (João 6:38) e chegara o momento de voltar a ele. Para os discípulos, Jesus era tudo, e agora faria uma falta tremenda para eles. Jesus vendo a tristeza estampada em seus rostos, começou a confortá-los com palavras especiais, como por exemplo: "Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito: vou preparar-vos lugar". João 14:1-2. Jesus comunicou aos seus discípulos, com essas palavras, sua saída deste mundo e isto foi doloroso demais para eles, ficarem sem seu Mestre e Senhor amado.

Existem pessoas que pensam que Jesus ainda está preparando moradas para nós no céu. Não é assim, porque, pela Sua morte na cruz do Calvário, Ele já preparou lugar no céu para o seu povo adquirido, comprado, resgatado, remido, purificado pelo Seu sangue carmesim. Por amarem muitíssimo a Jesus, os discípulos queriam que Ele permanecesse na Terra. Porém, o propósito de Jesus era levá-los à Sua presença na glória, para todo o sempre.

Os discípulos pensaram que ficariam órfãos sem a presença de Jesus, isto estava sendo um problema muito sério para eles. O povo de Deus precisa da presença de Cristo em sua peregrinação terrena, pois sem Jesus nada são e nada podem fazer. Nesta altura, o Senhor Jesus falou aos seus discípulos sobre as bênçãos de sua partida deste mundo, mas a bênção mais importante foi a promessa de alguém que viria para tomar o Seu lugar aqui no mundo. Disse Jesus: "E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, a fim de que fique convosco para sempre". João 14:16.

O amado mestre Jesus foi quem pediu ao Pai a vinda do Espírito Santo e não os seus discípulos. Mas, também, o Espírito Santo não poderia vir antes da partida de Jesus deste mundo. Em João 16:7, Jesus disse: "Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei." É importante notar que Jesus pediu e enviou o Consolador, o Espírito da Verdade. (João 16:13).

Nenhum comentário:

Postar um comentário