sexta-feira, 7 de setembro de 2012

A RESSURREIÇÃO DE DORCAS - ATOS 9:36 - 42


Quando começou a construção do templo de Salomão, a madeira utilizada para sua construção era transportada por jangadas até o porto de Jope. "E nós cortaremos tanta madeira no Líbano, quanta houveres mister, e ta traremos em jangadas pelo mar até Jope, e tu a farás subir a Jerusalém." (2 Crônicas 2:16). Foi lá, que Jonas embarcou em um navio, fugindo para Tarsis. "Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do Senhor para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do Senhor." (Jonas 1: 3).

Havia em Jope uma discípula chamada Tabita (em aramaico) e Dorcas (em grego). O sentido da palavra significa "gazela", um gênero de antílopes de formas ligeiras e graciosas. O caráter de Dorcas, a discípula de Jesus, estava bem de acordo com o nome que lhe deram.

Dorcas era cheia de boas obras e ajudava o próximo com muito amor. Certamente nos cultos da sinagoga, calava-se, enquanto outros falavam. Terminava o culto, ia para casa trabalhar até ao anoitecer, costurando roupas para as viúvas e os órfãos de Jope. Dorcas não somente dava esmolas, mas também trabalhava com as mãos para aliviar os sofrimentos dos pobres para cobrir sua nudez. Quantas pessoas se desculpam porque não têm recursos para darem aos necessitados, mas podem trabalhar com suas mãos para ajudá-los, e não o fazem?

"E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto." (Atos 9:37). Àquela que aliviava os sofrimentos dos pobres, àquela que alegrava grande número de pessoas tristes, sobreveio-lhe a morte. Depois de a lavarem, a depositaram num quarto alto. O corpo estava lá, mas seu espírito já estava com Jesus. Para Dorcas fora imensa a alegria de trabalhar com suas mãos para Jesus mas, estar com Ele agora era muito melhor, era divino, maravilhoso.

"E, como Lida era perto de Jope, ouvindo os discípulos que Pedro estava ali, lhe mandaram dois homens, rogando-lhe que não se demorasse em vir ter com eles." (Atos 9:38).

Dois varões foram enviados até Pedro, para levarem a triste notícia. Que bênção maravilhosa, saber que Pedro, um homem de Deus e cheio do poder do Espírito Santo, estava por perto. Andaram a pé durante três horas, mas foi compensador. Quanto mais temos do Espírito Santo, mais podemos ministrar aos tristes, aos pobres, aos necessitados, aos quebrantados do coração, aos cativos, aos cegos, aos oprimidos. Os discípulos que moravam em Lida, criam que o Senhor Jesus podia ressuscitar Dorcas, mas não havia entre eles quem pusesse sua fé em prática. Mandaram chamar o apóstolo Pedro, não para assistir ao sepultamento de Dorcas, mas para evitá-lo. Aquela que ajudava os necessitados já morrera. Era demasiado tarde para chamar por um médico. Mas não era tarde, nem em vão, chamar um homem cheio do poder do Espírito Santo.

"E, levantando-se Pedro, foi com eles; e quando chegou o levaram ao quarto alto, e todas as viúvas o rodearam, chorando e mostrando as túnicas e roupas que Dorcas fizera quando estava com elas." (Atos 9:39). Será que as nossas obras são tais que na nossa saída deste mundo, a Igreja sentirá tanta falta a ponto de chorar? O Mundo já se esqueceu de muitas coisas que aconteceram, mas as obras de Dorcas sempre serão lembradas, são citadas na Palavra de Deus. A ferramenta de Dorcas era uma agulha com a qual trabalhava para vestir os pobres. A glória do mundo passa, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. (1 João 2:17).

A discípula que pregava o evangelho com a agulha era Dorcas e fazia isto porque amava Jesus e amava os pobres. A nossa pregação somente por meio de palavras pouco vale. Se amamos a Jesus nunca nos esqueceremos da beneficência (Hebreus 13:16) e principalmente parta com  os domésticos da fé (Gálatas 6:10).

Não importa qual seja nosso dom. O que importa é saber manejá-lo bem, para o progresso do Reino de Deus e não para nosso próprio interesse. Dorcas usava seu talento com a maior graça.

"Mas Pedro, fazendo sair a todos, pôs-se de joelhos e orou: e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. E ela abriu os olhos, e, vendo a Pedro, assentou-se." (Atos 9:40). Esta era uma obra que somente Deus poderia fazer. Pedro mandou que todos saíssem para poder estar em contato com o Deus do impossível. Parecia que Pedro estava sendo muito rude em fazer sair todas as viúvas que ali estavam. Mas ele devia orar e isso não era possível com tanto choro. A alma do apóstolo se esforçava em alcançar um só alvo definitivo, a ressurreição de Tabita. "E ele, dando-lhe a mão, a levantou e, chamando os santos e as viúvas, apresentou-lha viva." (Atos 9:41).

Dorcas voltou a servir às viúvas, aos órfãos e todos que necessitavam dela. Vemos que grande homem de Deus, cheio de fé e cheio do Espírito Santo era Pedro. Foi um milagre de Deus, o mesmo Deus que servimos. Ele não mudou. Deus fez o choro se tornar alegria Entre um pequeno grupo de seguidores de Jesus, um milagre aconteceu e isto trouxe gozo indescritível para todos. Como será então quando ocorrer o arrebatamento?

"E foi isto notório por toda a Jope, e muitos creram no Senhor". (Atos 9:42). Quantas almas estão na glória, porque Pedro se entregou como vaso para o Espírito Santo confirmar a Palavra de Deus nestas duas cidades; Lida e Jope.

A ressurreição de Dorcas é um dos milagres ocorridos na Igreja de Jesus depois do dia de Pentecostes. Esses sinais sobrenaturais lembram as obras de Jesus durante seu ministério na terra. Vemos como o apóstolo Pedro, assim como os outros deixavam o Espírito Santo formar suas vidas no mesmo molde de Jesus.

Todas as vezes que os filhos de Deus agem como Pedro, há na igreja verdadeiro avivamento. Muitas almas são curadas e resgatadas da mão do adversário. Muitos que jazem em seus delitos e pecados são vivificados. (Este não é o caso de Dorcas, é o caso de pecadores perdidos que são salvos pela graça de Deus).

O Senhor nos abençoe e nos guarde! E nos faça capazes de sermos ministros do Novo Testamento capacitados e revestidos de poder!

4 comentários:

  1. Linda palavra que nosso Deus continue te usando em nome de Jesus.Amém?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. folgo em saber que você apreciou o artigo, estamos retomando o blog para envio de novas mensagens, por favor, fique antenada. Que o Eterno te abençoe.

      Excluir
  2. Deus continua o mesmo que usou o Apóstolo Paulo fazendo milagres conforme nossa fé

    ResponderExcluir
  3. Uma historia muito emocionante essa da "Gazela" de facto,muitos tem talento para dar mas nao o executam.

    ResponderExcluir