sábado, 27 de julho de 2013

ALGUNS OFÍCIOS DE JESUS.



O Senhor Jesus pregou muitos sermões durante o seu ministério terreno. Ele era o pregador exemplar. Todos os que o ouviam, ficavam admirados de sua sabedoria e das palavras de graça saídas de sua boca. O primeiro sermão de Jesus registrado foi em Nazaré.

"E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler. E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito: O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, a pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor". (Lucas 4:16-19).

Entregando o livro, Ele começou a pregar, e todos os que estavam presentes na sinagoga, se maravilharam das suas palavras. Jesus não apenas se submetia à unção e à direção do Espírito Santo, Ele também fundamentava suas mensagens nas Escrituras. Ele as conhecia muito bem e sabia como amarrá-las perfeitamente.

Em Nazaré, Ele leu as passagens que se cumpriam nele, diante dos olhares do povo. Lendo e meditando em Lucas 4:18, podemos perceber nitidamente os ofícios do grande Rei Jesus, habilitados pelo Espírito Santo.

EVANGELISTA – "Pois que me ungiu para evangelizar os pobres". Uma das marcas notáveis da divindade de Cristo foi a de evangelizar toda criatura.

MÉDICO – "Enviou-me a curar os quebrantados do coração," ao voltar vitorioso da tentação no deserto, provou que era o Salvador digno, Ele realmente foi tentado, mas não cedeu. Em vitória, Ele iniciou sua investida tríplice contra o reino de Satanás. Jesus sabia que, há muito tempo, uma velha moléstia crônica, da qual ninguém consegue se proteger, penetrara no jardim do Éden e desde então permeara toda a humanidade. "Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram." (Romanos 5:12).

Somente o grande médico Jesus pode curar a alma. Por isso Ele veio ao mundo. O pecado trouxe morte, enfermidades e muitos problemas, mas Jesus combatia o bom combate, demonstrando o amor de Deus através de seus atos: "E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo." (Mateus 4:23).

O inimigo dominava os pensamentos dos homens, Jesus os livrava através de seus ensinos. O inimigo escravizava a vontade humana, Jesus os libertava através da pregação da palavra de Deus, o inimigo afligia os corpos dos homens através de doenças e demônios, Jesus os curava. Nos dias atuais há muitas pessoas que necessitam ser curadas por Jesus, o grande médico. Ele conhece todas as doenças, as visíveis e as invisíveis.

LIBERTADOR – "a pregar liberdade aos cativos". Jesus com seu poder quebra os grilhões malignos, rompe o poder do mal sobre a vida humana.

ILUMINADOR – "E restauração da vista aos cegos,". "E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença. (João 9:1) o que Jesus disse depois de ter visto este cego? "Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo. Tendo dito isto, cuspiu na terra, e com a saliva fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego. E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo." Jesus primeiramente abriu os olhos físicos e depois os espirituais.

"Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida." (João 8:12).




sexta-feira, 12 de julho de 2013

GETSÊMANI



Getsêmani significa "Lagar do Azeite" ou "Prensa do óleo". Era um local onde havia oliveiras, foi o local da agonia de Jesus. Ficava localizado no encosto do Monte das Oliveiras. Havia ali uma prensa onde extraiam azeite de oliva. O Senhor Jesus, em tempos de crise, ia para o monte ou para o deserto para ficar á sós com o Pai. Lucas 6:12: "E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus." Quando Ele descia do monte, multidões de enfermos o esperavam pare serem curados por Ele, Lucas 6:19: " E toda a multidão procurava tocar-lhe, porque saía dele virtude, e curava a todos." Jesus ainda é o mesmo, ontem, hoje, sempre.

Lucas 22:7-8 - "Chegou, porém, o dia dos ázimos, em que importava sacrificar a páscoa. E mandou a Pedro e a João, dizendo: Ide, preparai-nos a páscoa, para que a comamos."
Lucas 22:14-15 – "E, chegada a hora, pôs-se à mesa, e com ele os doze apóstolos. E disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que padeça." Depois de comer a Páscoa, ele instituiu a Sua ceia. Lucas 22:17:19 – "E, tomando o cálice, e havendo dado graças, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós; porque vos digo que já não beberei do fruto da vide, até que venha o reino de Deus. E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim." "E, saindo, foi, como costumava, para o Monte das Oliveiras; e também os seus discípulos o seguiram." Lucas 22:39.

Estava chegando o momento de sua crucificação. Ele foi para o lugar chamado Getsêmani, o lugar preferido para orar. Ele orava de joelhos, suplicando ao Pai intensamente, "Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua. E apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia." Lucas 22:42-43. Os anjos o serviram tanto nas tentações no deserto quanto no Getsêmani. "E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão." Lucas 22:44;.

Esta foi a última ida de Jesus ao Getsêmani, seu aposento de oração. Ele orou ao Pai sozinho, seus discípulos dormiam. Foi quando Jesus começou a ser maldição por nossa causa. Ele estava carregando os nossos pecados. Esta é a explicação de sua agonia. Caso quisesse, poderia desistir do sofrimento. Porém o mundo inteiro estava em suas mãos para não mais ficar eternamente perdido. O plano de Deus não poderia ser frustrado. Antes de sua crucificação, Jesus foi traído por Judas, preso, julgado, condenado à morte de cruz, despojado de suas vestes, coberto com um manto escarlate, puseram sobre sua cabeça uma coroa de espinhos, foi escarnecido, cuspiram nele, deram-lhes socos. A cruz de Jesus foi demasiadamente pesada, mas o Pai deu-lhe a graça para que pudesse suportar tudo. Jesus foi para a cruz como um cordeiro. Não abriu a boca ao padecer por nossa causa. Após três dias ressuscitou, vencendo a morte, vencendo o mal.

"E, no fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. Mateus 28:1. "E, entrando, não acharam o corpo do Senhor Jesus." Lucas 24:3 "Mas o anjo, respondendo, disse às mulheres: Não tenhais medo; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como havia dito. Vinde, vede o lugar onde o Senhor jazia." Mateus 28:5-6.

Esta é a obra mais elevada, é a maior obra realizada de todos os tempos: o sacrifício de Jesus para a salvação dos pecadores. Não carregue fardo pesado, mas o de Jesus e siga-o. Para permanecermos nele devemos adorá-lo em Espírito e em verdade e orar quando estivermos em aflição, como em nosso próprio Getsêmani, porque Ele é o nosso socorro bem presente na angustia.


domingo, 7 de julho de 2013

O BOM SAMARITANO



Jesus, o mestre, ensinava muitas coisas através de parábolas. Ele desceu do céu para fazer a vontade do Pai, e não a sua própria. (João 6:38). Jesus veio trazer a salvação. Em Lucas 10:25-29, Ele fala com um doutro da lei: "E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês? E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás. Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo?".

Aquele homem que dialogava com Jesus, era um doutor da lei, um escriba, um mestre dentre os judeus para ensinar a lei. Ele ensinava os outros, mas será que praticava aquilo que ensinava? Ensinava sobre o amor ao próximo? Ele perguntou a Jesus: "Quem é o meu próximo?" Não teria realmente conhecimento de quem se tratava? Caso não soubesse a quem Jesus se referia, tão pouco poderia sentir amor por eles. Para poder ensinar sobre o amor a esse homem, Jesus utilizou-se de uma parábola, que dizia: "... Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto." (Lucas 10:30).

Jericó, conhecida como a cidade das palmeiras (Juízes 1:16) distava muitos quilômetros de Jerusalém. A estrada entre as duas cidades era fortemente inclinada e cheia de curvas junto a locais pedregosos, onde salteadores oportunistas se escondiam. (Lucas 10:31). Um sacerdote que casualmente descia por aquela mesma estrada, passou rapidamente pelo moribundo, talvez por medo de também ser assaltado ou porque não queira tocá-lo e com isso ser considerado imundo com isso deixou de ampará-lo. No templo, ele exercia bem a sua função, de sacerdote, mas fora dele, era descompromissado, não ajudava aos necessitados como aquele moribundo na margem da estrada.

Semelhante um levita descia por aquela mesma estrada e vendo-o passou de largo (Lucas 10:32) os levitas atendiam aos sacerdotes no serviço do altar. Nem o sacerdote e nem o levita ajudaram-no. Demonstraram com sua atitude falta de amor ao próximo. Se não amarmos o próximo que vemos, como poderemos dizer que amamos a Deus que não vemos? Em Lucas 10:33-34): "Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão; e, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;"

Quem eram os samaritanos? Eram mestiços descendentes de colonos israelitas e gentios que os reis da Assíria haviam enviado à Palestina depois da queda de Samaria. Era um povo desprezado pelos judeus por causa de seu sangue mestiço e por sua religião. Nesta parábola Jesus ensina algo que precisamos praticar: o amor fraternal o qual está esfriando cada vez mais. Jamais houve um mestre como o Senhor, que proferiu ilustrações vividas, práticas, sublimes e eternas como as que existem em suas parábolas.

Ninguém é capaz de enumerar as almas conduzidas por Jesus ao reino de Deus. Em Lucas 10:36-37, Jesus disse ao doutor da lei: "Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira." Teria sido aquela lição de proveito ao doutor da lei? Aquele homem quase morto era um judeu. O samaritano comunicou-se com ele e tratou de suas feridas, levou-o a uma hospedaria e o ajudou. O samaritano, desprezado pelos judeus, salvou a vida de um dos que o odiava.

Aquele que é movido pelo Espírito Santo ama tanto amigos quanto inimigos. E não pergunta: quem é o meu próximo? Em Romanos 8:14. "Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus." Gálatas 5:22-23 "Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei.

"E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição." (Colossenses 3:14)