sexta-feira, 12 de julho de 2013

GETSÊMANI



Getsêmani significa "Lagar do Azeite" ou "Prensa do óleo". Era um local onde havia oliveiras, foi o local da agonia de Jesus. Ficava localizado no encosto do Monte das Oliveiras. Havia ali uma prensa onde extraiam azeite de oliva. O Senhor Jesus, em tempos de crise, ia para o monte ou para o deserto para ficar á sós com o Pai. Lucas 6:12: "E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus." Quando Ele descia do monte, multidões de enfermos o esperavam pare serem curados por Ele, Lucas 6:19: " E toda a multidão procurava tocar-lhe, porque saía dele virtude, e curava a todos." Jesus ainda é o mesmo, ontem, hoje, sempre.

Lucas 22:7-8 - "Chegou, porém, o dia dos ázimos, em que importava sacrificar a páscoa. E mandou a Pedro e a João, dizendo: Ide, preparai-nos a páscoa, para que a comamos."
Lucas 22:14-15 – "E, chegada a hora, pôs-se à mesa, e com ele os doze apóstolos. E disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que padeça." Depois de comer a Páscoa, ele instituiu a Sua ceia. Lucas 22:17:19 – "E, tomando o cálice, e havendo dado graças, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós; porque vos digo que já não beberei do fruto da vide, até que venha o reino de Deus. E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim." "E, saindo, foi, como costumava, para o Monte das Oliveiras; e também os seus discípulos o seguiram." Lucas 22:39.

Estava chegando o momento de sua crucificação. Ele foi para o lugar chamado Getsêmani, o lugar preferido para orar. Ele orava de joelhos, suplicando ao Pai intensamente, "Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua. E apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia." Lucas 22:42-43. Os anjos o serviram tanto nas tentações no deserto quanto no Getsêmani. "E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão." Lucas 22:44;.

Esta foi a última ida de Jesus ao Getsêmani, seu aposento de oração. Ele orou ao Pai sozinho, seus discípulos dormiam. Foi quando Jesus começou a ser maldição por nossa causa. Ele estava carregando os nossos pecados. Esta é a explicação de sua agonia. Caso quisesse, poderia desistir do sofrimento. Porém o mundo inteiro estava em suas mãos para não mais ficar eternamente perdido. O plano de Deus não poderia ser frustrado. Antes de sua crucificação, Jesus foi traído por Judas, preso, julgado, condenado à morte de cruz, despojado de suas vestes, coberto com um manto escarlate, puseram sobre sua cabeça uma coroa de espinhos, foi escarnecido, cuspiram nele, deram-lhes socos. A cruz de Jesus foi demasiadamente pesada, mas o Pai deu-lhe a graça para que pudesse suportar tudo. Jesus foi para a cruz como um cordeiro. Não abriu a boca ao padecer por nossa causa. Após três dias ressuscitou, vencendo a morte, vencendo o mal.

"E, no fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. Mateus 28:1. "E, entrando, não acharam o corpo do Senhor Jesus." Lucas 24:3 "Mas o anjo, respondendo, disse às mulheres: Não tenhais medo; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como havia dito. Vinde, vede o lugar onde o Senhor jazia." Mateus 28:5-6.

Esta é a obra mais elevada, é a maior obra realizada de todos os tempos: o sacrifício de Jesus para a salvação dos pecadores. Não carregue fardo pesado, mas o de Jesus e siga-o. Para permanecermos nele devemos adorá-lo em Espírito e em verdade e orar quando estivermos em aflição, como em nosso próprio Getsêmani, porque Ele é o nosso socorro bem presente na angustia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário