sábado, 24 de novembro de 2012

O ESPÍRITO DA VERDADE - VI




A IGREJA DE JESUS, GERADA PELO ESPÍRITO SANTO 
NO DIA DE PENTECOSTES. SOFRE PERSEGUIÇÕES.

O adversário de Deus e nosso não se preocupa com igrejas mornas, sem atividades espirituais, mas sim com aquelas que fazem grandes investidas contra o seu reino. Quando a Igreja de Jesus nasceu, em Jerusalém, no dia de Pentecostes, era robusta e cheia do PODER do Espírito Santo. Uma grande perseguição surgiu contra os apóstolos Pedro e João, logo após a cura de um coxo de nascença, diante daquela multidão, no Templo. Surgiu uma feroz perseguição por causa da Palavra de Deus sendo já, anunciada pelos discípulos do Senhor, que fizeram milagres e maravilhas em Seu nome.

Em Atos 4:1-4; Pedro e João perante o Sinédrio: "E, estando eles falando ao povo, sobrevieram os sacerdotes, e o capitão do templo, e os saduceus, doendo-se muito de que ensinassem o povo, e anunciassem em Jesus a ressurreição dos mortos. E lançaram mão deles, e os encerraram na prisão até o dia seguinte, pois era já tarde. Muitos, porém, dos que ouviram a palavra creram, e chegou o número desses homens a quase cinco mil".

Os saduceus (uma seita, ou partido religioso, fundada por um judeu chamado Sadoc), negavam a existência dos anjos, de espíritos, não criam em milagres, e muito menos na ressurreição. (Ler Atos 23:8). Os sacerdotes, o capitão do templo e os saduceus, resolveram acabar com aquilo que consideravam "uma nova e fanática seita". Não aceitavam de forma alguma o que estava acontecendo diante de seus olhos: Havia motivos para isto: vejamos alguns deles:

1º - Os apóstolos ensinavam, sendo homens sem letra e indoutos (Atos 4:13); 

2º - Os apóstolos anunciavam a ressurreição de Jesus, na qual eles, os saduceus, não criam de forma alguma; 

3º - Se os apóstolos conseguissem convencer a multidão de que Jesus ressuscitara os saduceus ficariam com má reputação dentre o povo; 

4º - Se Jesus, aquele a quem eles crucificaram, ressuscitasse, então seriam os mais vis de todos os pecadores; 

5º - O número dos convertidos aumentava rapidamente. Era o Espírito Santo na vida dos servos de Jesus que os convencia dos pecados, da justiça e do juízo, e eram salvos.

Os saduceus perceberam isto e ficaram preocupados. Para que sua seita propagasse, teriam que esmagar o cristianismo. Por isso se levantaram contra Pedro e João, homens de Deus, cheios do PODER do Espírito Santo. Estes dois homens seriam os primeiros a serem presos, algemados e encarcerados, porque fizeram grandes benefícios pelo Espírito Santo aos perdidos, desesperados, doentes, coxos, paralíticos e aos cativos do inimigo. Fizeram tão bem ao corpo, quanto à alma e ao espírito de cada um deles. Pedro e João estiveram com Jesus, e conheciam muito bem estas palavras pronunciadas por Ele. Foram presos e algemados, porém depois foram soltos, pois tinham uma tarefa muito grande a ser cumprida. Deus os livrou das mãos desses homens. Pedro e João não pararam por aqui. Iam adiante andando e semeando a Palavra. Eles sabiam em quem eles criam. Pedro e João criam em Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.

Pedro e João, homens cheios do PODER do Espírito Santo, num só dia, pela pregação da Palavra, no poder do Espírito Santo, tiraram da mão do inimigo que se levantava contra eles, quase cinco mil almas. A Igreja, que faz grandes investidas contra o reino das trevas, sofre perseguições, aquelas que estão cheias do PODER do Espírito Santo seguem avante, não param. Se existisse alguma fraude entre os cristãos primitivos, seria fácil descobrir e esmagar, mas, quem poderá acabar com a Igreja de Jesus, gerada pelo Espírito Santo? A Igreja, quando nasceu, foi assentada em um único alicerce, um único fundamento, JESUS CRISTO, vemos isso nitidamente declarado em Mateus 16:18 "... e as portas do inferno não prevalecerão contra ela".

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

O ESPÍRITO DA VERDADE - V




QUAL É A DIFERENÇA ENTRE A ATUAÇÃO DO
ESPÍRITO SANTO NO VELHO E NO NOVO TESTAMENTO?

O Espírito Santo atuava no mundo antes do Pentecostes. Quando o mundo foi criado, o Espírito Santo "se movia sobre a face das águas" (Gênesis 1:2). A maior obra Dele, registrada no Antigo Testamento, era a Sua atuação comunicando a palavra de Deus com toda a segurança e pureza através dos profetas ao povo. Em II Crônicas 24:20, lemos o seguinte: "E o Espírito de Deus revestiu a Zacarias, filho do sacerdote Joiada, o qual se pôs em pé acima do povo, e lhes disse: Assim diz Deus: Por que transgredis os mandamentos do Senhor...?" No Antigo Testamento o Espírito Santo de Deus veio sobre os profetas para comunicar a Palavra de Deus aos homens.

O Espírito Santo operava no Antigo Testamento somente quando exigido e em ocasiões especiais, e não como passou a ocorrer depois do Pentecostes, quando veio para ser o Consolador e apoiador constante do povo de Deus.

Para fazer a obra do Tabernáculo, Deus encheu Bezalel do Espírito Santo dando-lhe habilidade, inteligência e conhecimento em todo o artifício (Êxodo 31:3). Deus deu o Espírito Santo para Bezalel somente para fazer uma obra material, e não espiritual. Em Juízes 6:34 vemos que o Espírito Santo revestiu Gideão para vencer os midianitas. Em Juízes 14:6 o Espírito Santo fez com que Sansão rasgasse um leão como se fosse um cabrito e em 1 Samuel 10:6 o Espírito Santo fez com que Saul profetizasse no meio dos profetas. Nem Sansão e nem Saul estavam em boas condições espirituais e morais, mas independentemente de seu caráter e vida, o Espírito Santo os usou para que cumprissem o propósito de Deus. O Espírito Santo não fez neles obra espiritual, nem mudou seus carácteres ou suas vidas, para que isto acontecesse seria necessário o dia de Pentecostes (e isto só aconteceria bem mais tarde).

No Dia de Pentecostes, o Espírito Santo veio de uma maneira totalmente diferente do que no Antigo Testamento. O Espírito Santo veio para cuidar da vida espiritual daqueles que acreditam e confiam em Jesus e para produzir o caráter de Cristo e a santidade na vida do povo de Deus.

sábado, 10 de novembro de 2012

O ESPÍRITO DA VERDADE - IV



NO DIA DE PENTECOSTES O ESPÍRITO SANTO VEIO PARA FIXAR RESIDÊNCIA EM TODOS OS VERDADEIROS CRISTÃOS.

Em João 14:17, Jesus disse aos seus discípulos: "O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós". No Dia de Pentecostes, o Espírito Santo veio para habitar no crente. No antigo Testamento, o Espírito santo veio somente sobre algumas pessoas como, por exemplo: Gideão, Sansão, Saul, mas, somente para fazer uma obra.

No Dia de Pentecostes, o Espírito Santo veio para estar com todo o povo de Deus, para fixar residência permanente naquele que crê em Jesus. O apóstolo Paulo declarou aos crentes de Roma: "Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele" (Romanos 8:9).

Em João 14:18 está escrito: "Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós". Quando Jesus estava no mundo, nem todos aproveitaram a sua presença, mas, agora todos os cristãos verdadeiros podem gozar da presença do Espírito Santo, que é uma presença de paz, consolo, conforto, alegria.

No Dia de Pentecostes, o Espírito Santo veio para santificar e dar amparo espiritual aos que pertencem a Jesus, pois ninguém poderia ser habitação do Espírito Santo sem a salvação pela morte e ressurreição de Cristo. "Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. Do pecado, porque não crêem em mim; da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; e do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado. Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora. Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir." (João 16:7-13). E em João 14:16-17 verificamos que Jesus disse: "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós"

"Cumprindo-se o Dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; e, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartida, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do espírito santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem". Atos 2:1-4.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

O ESPÍRITO DA VERDADE - III

O QUE ACONTECEU NO DIA DE PENTECOSTES: A VINDA DO ESPÍRITO SANTO

A palavra "Pentecostes" significa "cinquenta" e é uma festa judaica, celebrada cinquenta dias depois da festa da Páscoa e há uma ligação entre ambas. A festa da Páscoa figura a morte de Jesus para nos redimir, enquanto a festa de Pentecostes figura o dia de "Pentecostes", quando se tornou real com a descida do Espírito Santo, e todos os discípulos do Senhor estavam reunidos no mesmo lugar. (Atos 2:1).

A ordem do Senhor aos discípulos está registrada no Evangelho de Lucas 24:49: "E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder." Jesus ordenou que os discípulos não se ausentassem de Jerusalém, até a vinda do Espírito Santo.

Depois de sua ressurreição, o Senhor apareceu aos seus discípulos durante quarenta dias. Dez dias depois da Sua ressurreição, no Dia de Pentecostes, o Espírito Santo foi dado, cumprindo assim, a promessa do Pai.

OS SINAIS DA VINDA DO ESPIRITO SANTO

Na vinda de Jesus a este mundo houve muitos sinais, como o anúncio dos anjos, a hoste celestial e a estrela. Na vinda do Espírito Santo, também houve sinais. O primeiro sinal foi para o ouvido, "Um som como um vento impetuoso". Não foi vento, mas, "como um vento". O segundo sinal foi para os olhos, "E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles." (Atos 2:3). O terceiro sinal foi para a língua "Passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem" (Atos 2:4). As línguas são os idiomas falados pelos povos presentes em Jerusalém, no Dia de Pentecostes (Atos 2:5-12).
 Para que os discípulos pudessem dar continuidade à obra que Cristo, precisavam do poder do Espírito Santo. Podemos aprender a respeito da administração do Espírito Santo no ministério da igreja em I Coríntios capítulo 12.

No dia de Pentecostes aconteceu algo maravilhoso. Os discípulos foram revestidos do poder do Espírito Santo para poderem cumprir o que o Senhor lhes outorgara (Marcos 16:15-17) e (Mateus 28:19-20). O senhor, depois de haver ficado com os seus discípulos por quarenta dias, ao subir ao céu, disse-lhes: "Mas recebereis a virtude do Espírito Santo que há de vir sobre vós e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra". (Atos 1:8). Na qualidade de testemunhas de Cristo, os discípulos cumpriram a sua missão no poder do Espírito Santo. Atos dos Apóstolos contém os fatos históricos de como a Igreja primitiva evangelizou a sua nação e as demais, e como, apesar de grande oposição a Igreja de Jesus, cresceu e cresce porque hoje nós, evangélicos, damos continuidade à evangelização das almas, pois Jesus nos fez reis e sacerdotes. Na atualidade, somos os "Semeadores da Palavra de Deus", pregando em tempo e fora de tempo, a palavra que traz Salvação aos pecadores perdidos.