sexta-feira, 16 de novembro de 2012

O ESPÍRITO DA VERDADE - V




QUAL É A DIFERENÇA ENTRE A ATUAÇÃO DO
ESPÍRITO SANTO NO VELHO E NO NOVO TESTAMENTO?

O Espírito Santo atuava no mundo antes do Pentecostes. Quando o mundo foi criado, o Espírito Santo "se movia sobre a face das águas" (Gênesis 1:2). A maior obra Dele, registrada no Antigo Testamento, era a Sua atuação comunicando a palavra de Deus com toda a segurança e pureza através dos profetas ao povo. Em II Crônicas 24:20, lemos o seguinte: "E o Espírito de Deus revestiu a Zacarias, filho do sacerdote Joiada, o qual se pôs em pé acima do povo, e lhes disse: Assim diz Deus: Por que transgredis os mandamentos do Senhor...?" No Antigo Testamento o Espírito Santo de Deus veio sobre os profetas para comunicar a Palavra de Deus aos homens.

O Espírito Santo operava no Antigo Testamento somente quando exigido e em ocasiões especiais, e não como passou a ocorrer depois do Pentecostes, quando veio para ser o Consolador e apoiador constante do povo de Deus.

Para fazer a obra do Tabernáculo, Deus encheu Bezalel do Espírito Santo dando-lhe habilidade, inteligência e conhecimento em todo o artifício (Êxodo 31:3). Deus deu o Espírito Santo para Bezalel somente para fazer uma obra material, e não espiritual. Em Juízes 6:34 vemos que o Espírito Santo revestiu Gideão para vencer os midianitas. Em Juízes 14:6 o Espírito Santo fez com que Sansão rasgasse um leão como se fosse um cabrito e em 1 Samuel 10:6 o Espírito Santo fez com que Saul profetizasse no meio dos profetas. Nem Sansão e nem Saul estavam em boas condições espirituais e morais, mas independentemente de seu caráter e vida, o Espírito Santo os usou para que cumprissem o propósito de Deus. O Espírito Santo não fez neles obra espiritual, nem mudou seus carácteres ou suas vidas, para que isto acontecesse seria necessário o dia de Pentecostes (e isto só aconteceria bem mais tarde).

No Dia de Pentecostes, o Espírito Santo veio de uma maneira totalmente diferente do que no Antigo Testamento. O Espírito Santo veio para cuidar da vida espiritual daqueles que acreditam e confiam em Jesus e para produzir o caráter de Cristo e a santidade na vida do povo de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário