sexta-feira, 2 de novembro de 2012

O ESPÍRITO DA VERDADE - III

O QUE ACONTECEU NO DIA DE PENTECOSTES: A VINDA DO ESPÍRITO SANTO

A palavra "Pentecostes" significa "cinquenta" e é uma festa judaica, celebrada cinquenta dias depois da festa da Páscoa e há uma ligação entre ambas. A festa da Páscoa figura a morte de Jesus para nos redimir, enquanto a festa de Pentecostes figura o dia de "Pentecostes", quando se tornou real com a descida do Espírito Santo, e todos os discípulos do Senhor estavam reunidos no mesmo lugar. (Atos 2:1).

A ordem do Senhor aos discípulos está registrada no Evangelho de Lucas 24:49: "E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder." Jesus ordenou que os discípulos não se ausentassem de Jerusalém, até a vinda do Espírito Santo.

Depois de sua ressurreição, o Senhor apareceu aos seus discípulos durante quarenta dias. Dez dias depois da Sua ressurreição, no Dia de Pentecostes, o Espírito Santo foi dado, cumprindo assim, a promessa do Pai.

OS SINAIS DA VINDA DO ESPIRITO SANTO

Na vinda de Jesus a este mundo houve muitos sinais, como o anúncio dos anjos, a hoste celestial e a estrela. Na vinda do Espírito Santo, também houve sinais. O primeiro sinal foi para o ouvido, "Um som como um vento impetuoso". Não foi vento, mas, "como um vento". O segundo sinal foi para os olhos, "E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles." (Atos 2:3). O terceiro sinal foi para a língua "Passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem" (Atos 2:4). As línguas são os idiomas falados pelos povos presentes em Jerusalém, no Dia de Pentecostes (Atos 2:5-12).
 Para que os discípulos pudessem dar continuidade à obra que Cristo, precisavam do poder do Espírito Santo. Podemos aprender a respeito da administração do Espírito Santo no ministério da igreja em I Coríntios capítulo 12.

No dia de Pentecostes aconteceu algo maravilhoso. Os discípulos foram revestidos do poder do Espírito Santo para poderem cumprir o que o Senhor lhes outorgara (Marcos 16:15-17) e (Mateus 28:19-20). O senhor, depois de haver ficado com os seus discípulos por quarenta dias, ao subir ao céu, disse-lhes: "Mas recebereis a virtude do Espírito Santo que há de vir sobre vós e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra". (Atos 1:8). Na qualidade de testemunhas de Cristo, os discípulos cumpriram a sua missão no poder do Espírito Santo. Atos dos Apóstolos contém os fatos históricos de como a Igreja primitiva evangelizou a sua nação e as demais, e como, apesar de grande oposição a Igreja de Jesus, cresceu e cresce porque hoje nós, evangélicos, damos continuidade à evangelização das almas, pois Jesus nos fez reis e sacerdotes. Na atualidade, somos os "Semeadores da Palavra de Deus", pregando em tempo e fora de tempo, a palavra que traz Salvação aos pecadores perdidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário