domingo, 16 de outubro de 2011

A SALVAÇÃO, O QUE É?


Pode-se afirmar em princípio que ela é o resultado da morte expiatória de Jesus Cristo na cruz do Calvário, que livra os seres humanos da condenação eterna, quando estes aceitam a obra expiatória de Jesus Cristo como preço pago pelo perdão de seus pecados. 

É um ato da soberana vontade de Deus, que através de Seu Filho Jesus Cristo nos reconcilia consigo mesmo. 2 Coríntios 5:18 - 19 “E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.”   

A reconciliação envolve uma mudança de relacionamento, pois nossos pecados já não são imputados contra nós. Devemos agora anunciar a outras pessoas esta mensagem da graça de Deus. A salvação é a demonstração do grande amor de Deus em favor da humanidade condenada pelo pecado. Vejamos João 3:16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” 

Agora, vejamos Romanos 3:10 ao 23-  “Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus.  Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.  A sua garganta é um sepulcro aberto; Com as suas línguas tratam enganosamente; Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios;  Cuja boca está cheia de maldição e amargura.  Os seus pés são ligeiros para derramar sangue.  Em seus caminhos há destruição e miséria; E não conheceram o caminho da paz.  Não há temor de Deus diante de seus olhos. Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus.  Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.  Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas;  Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença.  Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;”

A SALVAÇÃO, A QUEM SE DESTINA?

É oferecida a todos de graça e sem exceção. Em Cristo todos podem ser salvos, libertos do pecado, tornando-se assim filhos de Deus. Vejamos João 1:12 “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;”  A salvação é um ato de infinita misericórdia de Deus, se não fossem as infindáveis misericórdias dEle, já teríamos sido consumidos conforme Lamentações 3:22 e 23 – “As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.” 

PRECISAMOS PAGAR POR ELA?

A salvação vem de Deus por meio de Jesus Cristo, seu filho, somente Jesus Cristo pode salvar, conforme Atos 4:12 -  “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. “ Ela é dada gratuitamente a todos mediante a fé e não através dos nossos próprios  méritos ou boas obras conforme diz Efésios 2:8 e 9:  “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;”, ou seja , a salvação é pela graça mediante a fé. A fé envolve o conhecimento do Evangelho, reconhecendo a verdade da sua mensagem e recepção pessoal do Salvador. (Romanos 10:14) “ Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?”  As obras não podem salvar, mas as boas obras sempre acompanham a salvação, conforme relatam : Tiago 2:17 -  “Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.” E Efésios 2:10 -  “Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.”

O próprio Deus vendo a humanidade perdida em seus pecados e delitos, separada dEle tomou a decisão de reconciliá-la consigo mesmo (Efésios 2:1 -  E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados).

A salvação custou um alto preço: o sangue do Cordeiro de Deus, imolado pelos nossos pecados, que seguiu como ovelha muda para o matadouro, porém para a humanidade foi concedido gratuitamente como elemento de redenção. Jamais poderíamos pagar tal preço para nos auto-redimir. 

A você leitor, saiba que nunca é tarde para receber a salvação de Jesus Cristo em sua vida. Busque a Deus enquanto você vive, porque aos homens é dado morrer uma única vez, depois disso, vem o juízo divino sobre cada um.
Quem morrer em Jesus Cristo será justificado diante do Pai, e terá direito a vida eterna. Pense nisso caro leitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário