terça-feira, 25 de outubro de 2011

GETSÊMANI – LUGAR DE AGONIA DE JESUS


Lucas 22:39 – 46 :  “E, saindo, foi, como costumava, para o Monte das Oliveiras; e também os seus discípulos o seguiram. E quando chegou àquele lugar, disse-lhes: Orai, para que não entreis em tentação. E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e, pondo-se de joelhos, orava, Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua. E apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia. E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão. E, levantando-se da oração, veio para os seus discípulos, e achou-os dormindo de tristeza. E disse-lhes: Por que estais dormindo? Levantai-vos, e orai, para que não entreis em tentação. “
O lugar predileto de Jesus, para estar em comunhão com o Pai em oração, ficava na ladeira do monte chamado “das Oliveiras”, fora da cidade de Jerusalém. A palavra “Getsêmani” significa prensa de azeite. Jesus sofreu grande agonia ali, ao ponto de suar gotas de sangue que corriam até o chão.
        
Depois de celebrar a Páscoa, junto aos seus discípulos e de instituir a Santa Ceia, Jesus foi ao Monte das Oliveiras, para orar ao Pai Celestial, Ele estava em agonia, orava mais do que costumeiramente, Jesus orava intensamente. Essa postura de orar intensamente, é a que devemos exercer nos momentos de aflição, de acordo com 1Tessalonissenses 5:17 -  “Orai sem cessar.”  Jesus nos deixou este exemplo. Devemos derramar nossa alma, perante nosso Pai Celestial.
        
Quando o Senhor Jesus dirigiu-se ao Jardim do Getsêmani, tinha o intuito de preparar-se para os sofrimentos pelos quais teria de passar. O mestre sabia que iria ser crucificado e o jardim lhe servia como aposento para estar a sós com Deus para orar. Esta foi a última visita ao Getsêmani e ajoelhado, o Senhor orava. Estava profundamente angustiado, nesta hora já sentia o peso do pecado de todo mundo. Ali Jesus tomou a maior decisão de sua vida. Sabia que daquele momento em diante estaria só. O Pai, não poderia sequer olhar para Seu filho, por causa do pecado do mundo que Jesus carregaria sobre si, sem jamais ter cometido qualquer pecado. Jesus sentiu “tristeza mortal” mesmo assim apareceu um anjo para lhe confortar.
Somente os espiritualmente cegos, não sentem grande pavor com o pensamento de ficarem separados de Deus. O Senhor orava intensamente. Foi ali, no Getsêmani, que Jesus começou a fazer-se maldição por nós pecadores, levou sobre si nossos pecados, nossas transgressões. Veja Isaías 53:5 -  “Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.”  
        
O suor de Jesus tornou-se grandes gotas de sangue, que caíram até o chão. Hebreus 5:7 ao 10 -  “O qual, nos dias da sua carne, oferecendo, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que o podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia.  Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu. E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem;  chamado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.Jesus orou sozinho. Os discípulos que levara consigo, dormiram de tristeza : Lucas 22:45 -  “E, levantando-se da oração, veio para os seus discípulos, e achou-os dormindo de tristeza.” Nossa carne e nosso sangue não podem suportar imensa tristeza como aquela que ocorreu naquele momento. Jesus se encontrava tão pesaroso, que suava sangue, por isso dormiram.
Todos devemos ir ao Getsêmani, em algum momento de nossa vida. Há momentos, quando devemos orar a tal ponto, com tal intensidade, com tais súplicas, que não devemos terminar, até ao ponto de sentirmos pelo Espírito de Deus, que a benção foi alcançada. O Senhor Jesus orou para que o cálice fosse passado, mas Ele sabia que deveria ir até ao fim do propósito de Deus para a humanidade. Ele bebeu aquele cálice, e por isso, hoje alcançamos salvação em Seu Nome.  E você meu amigo, como tem sido sua vida de oração e súplicas diante do Pai? Você tem orado como Jesus orou no Getsêmani?
Caro leitor, a oração é o azeite que unge nossa vida cristã, quanto mais orarmos, mais fortes seremos, resistiremos facilmente a todas as aflições, teremos mais poder contra nossos inimigos.
Lucas 3:21 -  “E aconteceu que, como todo o povo se batizava, sendo batizado também Jesus, orando ele, o céu se abriu;”
Lucas 18:1 - “E contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer,”

Nenhum comentário:

Postar um comentário