segunda-feira, 17 de outubro de 2011

NASCER DE NOVO



Nascer de novo (João 3:3): “Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.”

Nascer de novo é nascer de Deus, espiritualmente. É ser REGENERADO (I Pedro 1:23) : “Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.” ´

(1 Pedro 1:3): “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,”

De quem Jesus exige isto? De todas as pessoas. Nesta passagem bíblica o Senhor exigiu isto de um fariseu, príncipe dos judeus, um homem religioso. (João 3:1) - “E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.” O que este homem religioso tinha?

Nicodemos tinha conhecimento de Deus. Acreditava nEle. (João 3:2): “Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.” Entretanto, Nicodemos, tinha somente uma atitude religiosa. Caro leitor, qual é a sua atitude? Você já é filho de Deus? Ou somente O conhece de nome? Podes até dizer que Deus te ajudou em momentos de necessidade, porque você orou, mas em ti há algum sinal de renascimento? 

Sabemos que o Senhor é longânimo e misericordioso, talvez você já tenha tido a experiência como está escrito no livro de Salmos 50:15: “E invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás. “E mesmo assim, às vezes você não tem certeza de ser filho de Deus e vive por isso triste, amargurado, vazio, e acha a vida totalmente inútil, caminhando em trevas, sem saber para onde ir.
(João 8:12) “Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.”

Nicodemos possuía uma Bíblia (antigo testamento apenas) pertencia a uma Sinagoga (local onde os judeus se reunem para estudarem a Palavra de Deus), mas lhe faltava o novo nascimento, tanto que, não fora fácil para ele, como membro do Sinédrio, procurar a Jesus. Mas O procurou, porque Nicodemos era uma alma necessitada, sedenta da presença de Deus. Jesus viu essa necessidade, o vazio de sua alma, a fome de seu coração e como estava farto daquelas reuniões na Sinagoga, vazias, sem brilho e sem a glória de Deus, reuniões que não preenchiam suas necessidades de vida. Porém, Nicodemos reconheceu que Jesus era o Mestre enviado por Deus, o Messias do qual as escrituras falavam.
Jesus disse a ele que era necessário nascer de novo, nascer da água e do Espírito, nascer de Deus para pertencer ao Reino do Messias.

Nascer de novo em Espírito é um ato de Deus, que substitui o coração de pedra por um de carne, um coração novo e colocar dentro dele o seu Espírito. (EZ 11:19) – “E lhes darei um só coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne;” (EZ 36:26) - “E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne."
Esse ato de Deus, quando opera no homem natural, produz arrependimento e conversão. (AT 3:19) - “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor,”  


OUTRAS REFERÊNCIAS AO NOVO NASCIMENTO

Romanos 6:13 - Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.

2Coríntios 5:17 - Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

Efésios 2:1 - E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,

Colossenses 3:9-10 - Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos, e vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;

Tito 3:5 - Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo,

1Pedro 2:9 - Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

2Pedro 1:4 - Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.

1João 3:14 - Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama a seu irmão permanece na morte.

Jesus Cristo levou Nicodemos a ver que ninguém poderia ser Seu discípulo sem purificação e renovação do homem interior pelo Seu Espírito, como o homem exterior, pela água.
Nicodemos era príncipe, religioso, mas não era salvo, precisou ir a Jesus se quisesse entrar no reino de Deus. Tanto ricos como pobres, homem ou mulher, jovens ou velhos, todos, precisam de Jesus para ser regenerados, como foi o príncipe Nicodemos. E você, caro leitor, já nasceu de novo?

João 19:39 ao 42 - E foi também Nicodemos (aquele que anteriormente se dirigira de noite a Jesus), levando quase cem arráteis de um composto de mirra e aloés.  Tomaram, pois, o corpo de Jesus e o envolveram em lençóis com as especiarias, como os judeus costumam fazer, na preparação para o sepulcro. E havia um horto naquele lugar onde fora crucificado, e no horto um sepulcro novo, em que ainda ninguém havia sido posto.  Ali, pois (por causa da preparação dos judeus, e por estar perto aquele sepulcro), puseram a Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário