domingo, 13 de março de 2016

PEDIR PERDÃO É AMAR

A Bíblia, através das palavras do Messias, nos dá uma lição singela, mas tremenda sobre a natureza do perdão. "E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas."  (Marcos 11 : 25)

Normalmente a lição que aprendemos é que: seremos perdoados, se perdoarmos os outros. Pura verdade. É uma lição ensinada pelo Criador, lição de humanidade.

Mas ai também existe uma segunda lição, que se aprende se estivermos dispostos a meditar na ação do perdão e ao fazê-lo, aprendemos a dinâmica que existe no perdão.

É muito comum que as pessoas peçam perdão quando ofendem ou prejudiquem alguém mesmo que não o tivessem feito de propósito, mas grande parte delas pede o perdão sem esperar recebê-lo, quando se trata de pedir ao próximo. E acabamos ouvindo a célebre frase, “fiz minha parte, se fulano vai ou não me perdoar, é problema dele.”

Isto soa bastante impessoal, não concorda? Será que jamais imaginamos que pedir perdão também é um ato de amor ao próximo, além de simplesmente sermos absolvidos? Vou explicar.

Situações de desentendimento não resolvidas, geram um bocado de mágoa e rancor. A pessoa ofendida, além do agravo da própria ofensa, caso seja, por natureza, de coração endurecido, não vai perdoar nunca se não buscarmos resolver o conflito. E talvez vá perdoar se buscarmos resolvê-lo.  

Resta-nos, pois, tentar resolver o conflito, quando formos ofensivos, nos humilhemos para receber ou talvez não o perdão, sem, entretanto sermos egoístas esperando que o ato em si de concerto nos limpe a barra. Por que onde fica o amor?

O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;” (1 Cor 13:4-5)

O amor ao próximo se encontra no ato de pedir perdão, dando ao próximo o poder de escolha de perdoar ou não, está muito mais ai do que pedir o perdão pura e simplesmente para estarmos bem com Deus e simplesmente cumprirmos a segunda parte do segundo mandamento, “como a nós mesmos”. Porque o Messias, ressaltou através dos dois mandamentos, amar a Deus e amar ao próximo como a nós mesmos e não amar a Deus e amarmos a nós mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário