sexta-feira, 31 de maio de 2013

A VIRTUDE DA PACIÊNCIA



Nosso senhor Jesus Cristo desceu do céu para fazer a vontade do Pai anunciando o reino celestial. Muitos o querem como Senhor e Salvador de suas vidas. Outros preferem tudo o que o mundo pode oferecer e seu fim será triste. Porém os filhos de Deus, que esperam a volta de Jesus, pacientemente, perseverando até o fim, serão salvos. Como diz Marcos 13:13: "E sereis odiados por todos por amor do meu nome; mas quem perseverar (pacientemente) até ao fim, esse será salvo."

A paciência é algo que pode ser desenvolvido ao longo da experiência da vida cristã, o apóstolo Paulo em Gálatas 5:22, a cita como um dos frutos do Espírito vejamos: Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

A longanimidade, também é definida como paciência e alguns cristãos dizem que não conseguem ser pacientes, mas por ser um dos frutos do Espírito, este fruto deve ser desenvolvido em nosso caráter, afinal de contas, Cristo deu o grande exemplo da paciência no trato com os pecadores. Porque "Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito." (Gálatas 5:25)

Eis aqui alguns sinônimos de longanimidade (paciência) e demais virtudes diretamente relacionadas a ela: desprendimento, abnegação, altruísmo, desambição, desapego, filantropia, isenção, largueza, longanimidade, modéstia, generosidade, benignidade, dedicação, desinteresse, fidalguia, franqueza, galhardia, grandeza, liberalidade, magnanimidade munificência, nobreza, magnificência, dignidade, hombridade, gentileza, graciosidade.

Muitas vezes, por nos negarmos ao exercício da paciência, somos provados com problemas e tribulações, isso nos torna mais virtuosos por produzir em nós mesmos o fruto da paciência que se desdobra em bênçãos ao nosso próximo. Vejamos o que diz o apóstolo Paulo em Romanos: "Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado." (Rom 5:1-5)

Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia. Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima. (Tiago 5:7-8)

Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. (Hebreus 12:1-2)

Descansa no Senhor, e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos. Deixa a ira, e abandona o furor; não te indignes de forma alguma para fazer o mal. (Salmo 37:7-8)

Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas; melhor é o paciente de espírito do que o altivo de espírito. Não te apresses no teu espírito a irar-te, porque a ira repousa no íntimo dos tolos. (Ecles. 7:8-9)





segunda-feira, 20 de maio de 2013

AMOR FRATERNAL



O amor fraternal: Amarmos uns aos outros. 

A nova lei do amor dada por Cristo é a base fundamental da vida espiritual. Já estava chegando a hora da partida de Jesus, como ele mesmo declara: "Saí do Pai, e vim ao mundo; outra vez deixo o mundo, e vou para o Pai." (João 16:28). 

Jesus iria voltar para o seu lar na glória, mas antes, ensinava aos seus discípulos sobre o novo mandamento. "Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis." (João 13:34).

O novo Testamento é permeado por inúmeras referências ao amor, especialmente o amor fraternal, vejamos algumas delas:

"O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei." (João 15:12).

"Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros." (João 15:17).

"Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave." (Efésios 5:1-2).

"Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas. Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo. Mas aquele que odeia a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos." (1 João 2:9-11).  

"O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros." (Romanos 12:9-10).

"Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça." (Romanos 12:20).

"Permaneça o amor fraternal. Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, não o sabendo, hospedaram anjos." (Hebreus 13:1-2).

"O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor." (Romanos 13:10).

"A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens. Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens." (Romanos 12:17-18).

"A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei." (Romanos 13:8).

"Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo." (Gálatas 5:14).

"Quanto, porém, ao amor fraternal, não necessitais de que vos escreva, visto que vós mesmos estais instruídos por Deus que vos ameis uns aos outros;" (1 Tessalonicenses 4:9).

"Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor." (1 João 4:7-8).

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16).

No Velho Testamento encontramos um dos mais belos salmos que versa sobre a excelência do amor fraternal. A unidade fraternal dos irmãos é retratada como algo precioso da consagração sacerdotal. E tão renovador quanto o orvalho matutino nos montes:

"OH! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre." (Salmo 133).






domingo, 12 de maio de 2013

SANTIDADE



"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação;" (2 Coríntios 5:17-18).

Uma Nova criação, as coisas velhas passaram. Aqui há uma mudança da velha para a nova criatura, o que indica uma mudança decisiva, produzida pela salvação. Uma nova vida em Cristo. A graça de Deus não apenas justifica, mas também transforma. A reconciliação envolve uma mudança de relacionamento, pois nossos pecados já não nos são imputados contra nós mesmos. Devemos agora anunciar aos outros a mensagem da graça de Deus, em tempo e fora de tempo. Todos, sem exceção, que aceitam receber a salvação de Jesus tornam-se filhos de Deus e nascem espiritualmente.

"Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor. Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências; Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniquidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça. Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça." (Romanos 6:11-14).

"Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância;" (1 Pedro 1:14) "Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo;" (Filipenses 2:15). "Porque o Senhor ama o juízo e não desampara os seus santos; eles são preservados para sempre; mas a semente dos ímpios será desarraigada." (Salmo 37:28)

"Porque eu sou o Senhor vosso Deus; portanto vós vos santificareis, e sereis santos, porque eu sou santo; e não vos contaminareis com nenhum réptil que se arrasta sobre a terra;" (Levítico 11:44). "Bem-aventurados os retos em seus caminhos, que andam na lei do Senhor. (Salmo 119:1) Esse salmo transmite a ideia de que a palavra de Deus contém todo aquilo que o homem precisa saber. "Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra." (2 Timóteo 3:16-17). A Bíblia procede de Deus, ela é obra de profunda inspiração divina, é soprada por Ele, ela não envolve mero ditado mecânico, porém exprime o registro exato das palavras de Deus. A inspiração não se estende para além dos manuscritos originais.

Deus é Santo.
"Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque EU SOU SANTO." (1 Pedro 1:15-16)

"Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;" (Hebreus 12:14)