sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

A RESSURREIÇÃO DE JESUS (JOÃO 20:1-10)



O dia estava amanhecendo em Jerusalém. Era um dia diferente. Jesus saíra do túmulo. Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, ainda estava escuro. Não viu o Senhor, mas observou que a pedra fora removida. O túmulo estava vazio e com a entrada livre. Então Maria correu e foi ter com Pedro e com o outro discípulo, João, deu-lhes a notícia e a cidade ficou em alvoroço: "tiraram o Senhor do sepulcro, não sabemos onde o puseram". Pedro e João apressadamente foram verificar o fato. Corriam juntos, mas João corria mais depressa do que Pedro. (Como é maravilhoso correr para ver Jesus), e chegou primeiro, e abaixando-se viu os lençóis de linho, mas não entrou. Pedro chegou em seguida e entrou no sepulcro, vendo também os lençóis, e o lenço que estivera sobre a cabeça do Senhor, e que não estava com os lençóis; mas deixado em outro lugar, à parte. (Vem à mente o seguinte: se o corpo do Senhor tivesse sido roubado, os ladrões não teriam se dado ao trabalho de desenrolá-lo; se, porém, o tivessem feito, as tiras e os lençóis teriam ficado espalhados pelo chão, e não estariam em perfeita ordem como foram encontrados).

Quando Maria esteve pela primeira vez no sepulcro, não entendendo realmente o que ocorrera ali, não transmitiu boas notícias, somente disse a Pedro e a João: "levaram o Senhor". Foi um momento de precipitação, porque ela olhou para o túmulo só de relance, não se demorando a examinar mais detalhes. Ficou desapontada. Já Pedro e João viram os lençóis e o lenço enrolado à parte, examinaram melhor. Outra vez vem à mente o seguinte: talvez Pedro e João tivessem pensado... - Será que Ele (Jesus) cumpriu o que anunciou?

José de Arimateia e Nicodemos tinham envolvido o corpo de Jesus com alguns metros de linho fino, e uma composição de mirra e aloés; substâncias essas que grudavam no tecido e no corpo. Deixaram, como era de costume naquele tempo, o corpo do Senhor como a um grande casulo. Mas isso não foi suficiente para atar o corpo de Jesus e segurá-lo. Ele ressuscitou abandonando aquilo que envolvia seu corpo.

Os discípulos, Pedro e João perceberam que ninguém poderia ter levado o corpo de Jesus. Viram os lençóis e o lenço, tudo bem organizado, no seu lugar. Agora ressurreto, Jesus podia transpor paredes como fez quando seus discípulos estavam escondidos num local, por medo dos judeus que não acreditavam em Jesus. "Chegada pois a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco" (João 20:19). Jesus se apresentou a eles, provando neste ato que ressuscitara.

Há uma enorme, incomparável diferença entre Jesus e Lázaro, irmão de Marta e Maria (João 11:1-5). Jesus ressuscitou para não mais morrer; ao passo que Lázaro ressuscitou para viver novamente na carne; para viver a mesma vida que vivia antes. O corpo do Senhor ressurreto era Maravilhoso e Glorioso e mais veloz do que a luz. Um dia seremos assim, tal como Ele é. Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda mão é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele; porque assim como é o veremos (I João 3:2).

No momento do Senhor ascender aos céus, dois varões vestidos de branco disseram aos discípulos de Jesus: "Varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir" (Atos 1:11). Na ascensão de Jesus, ao céu, já é anunciado pelos anjos Sua volta. Quem dera ficássemos olhando o céu, um pouco a cada dia e esperássemos a volta de Jesus. Que bom seria se confiássemos mais nas suas promessas; teríamos mais paciência, mais perseverança, mais esperança, para podermos nos consolar e consolar nossos irmãos.

"E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é o que vos chama, o qual também o fará" (1 Tessalonicenses 5:23-24).

sábado, 8 de dezembro de 2012

A VIDA DE JESUS CRISTO DURANTE SEUS TRÊS ANOS DE MINISTÉRIO TERRENO.



          Em Lucas 3:23 está escrito: "E o mesmo Jesus começava a ser de quase trinta anos, sendo (como se cuidava) filho de José, e José de Eli". O Senhor Jesus foi batizado nas águas do rio Jordão por seu primo João Batista. "Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele. Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim? Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça, Então ele o permitiu. E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo" (Mateus 3:13-17). "Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo" (Mateus 4:1). Ler também Mateus 4:2-11.

          "E, deixando Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, cidade marítima, nos confins de Zebulom e Naftali; para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías: A terra de Zebulom e a terra de Naftali, junto ao caminho do mar, além do Jordão, a Galiléia das nações; o povo, que estava assentado em trevas, viu uma grande luz; e os que estavam assentados na região e sombra da morte a luz raiou" (Mateus 4:13-16). "Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus" (Mateus 4:17). "Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu Pedro e André lançando as redes de pesca ao mar e chamou-os para serem pescadores de homens o mesmo ocorreu com Tiago e João."

          "E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores; E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Então eles, deixando logo as redes seguiram-no. E, adiantando-se dali, viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, num barco com seu pai Zebedeu, consertando as redes; e chamou-os; eles, deixando imediatamente o barco e seu pai, seguiram-no" (Mateus 4:18-20). "E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo" (Mateus 4:23). O Senhor Jesus ficou afamado pelos milagres e maravilhas que operava e o povo trazia todos os que padeciam, acometidos de várias enfermidades e tormentos, os endemoninhados, os lunáticos os paralíticos e tantos outros que necessitavam dEle . Uma grande multidão seguia o Senhor Jesus.

          Jesus transformou água em vinho (João 2:1-11); curou o paralítico no tanque de Betesda (João 5:1-9); Em Lucas 5:1-11 lemos sobre a famosa pesca; Jesus libertou um endemoninhado na sinagoga (Marcos 1:23- 28); curou a sogra de Pedro que estava com febre (Mateus 8:14-15); curou um paralítico (Mateus 9:2-8); curou um homem que tinha uma mão atrofiada (Marcos 3:1-5); curou o servo do centurião (Lucas 7:1-10); ressuscitou o filho da viúva da cidade de Naim (Lucas 7:11-15); curou um endemoninhado (Lucas 11:14); acalmou uma tempestade (Mateus 8:18); libertou os endemoninhados gadarenos (Marcos 5:1-20); curou uma mulher que tinha uma hemorragia (Lucas 8:43-48); ressuscitou a filha de Jairo (Marcos 5:22-24); curou dois cegos (Mateus 9:37-31); multiplicou pães e alimentou cinco mil pessoas (Mateus 14:14-21); caminhou sobre a superfície das águas (João 6:16-21); curou a filha da mulher siro-fenícia (Marcos 7:24-30); curou um surdo-mudo em Decápolis (Marcos 7:31-37); alimentou quatro mil pessoas (Marcos 8:1-9); curou um cego em Betesda (Marcos 8:22-26).

Com certeza milhares de milagres de Cristo, quando caminhou pela terra, deixaram de ser registrados nas Escrituras e os que foram relatados são mais que suficientes para nos demonstrar o quanto Deus nos ama e o quanto é poderoso para restaurar as nossas vidas.

sábado, 1 de dezembro de 2012

O QUE DEUS PODE FAZER...




DEUS PODE FAZER... 

• ...pessoas impuras serem purificadas (I Cor 6:11)
• ...com que os pecados se tornem brancos como a neve (Isaias 1:18)
• ...de um pecador, um santuário (I Cor 3:16). Templo = santuário de Deus para o Espírito Santo habitar (II Cor 6:15).



Na figura da Igreja, Cristo é a pedra angular e cada crente é uma pedra do Edifício (Efésios 2:21-22). Ninguém pode lançar outro fundamento, além do que já foi posto (Efésios 5:8).



COMO "TEMPLOS DE DEUS"

Andamos em amor (Efésios 5:2);
Andamos como filhos da luz (Efésios 5:8);
Andamos dignos da vocação (Efésios 4:1-2);
Andamos em Espírito (Gálatas 5:25);
Vivemos em novidade de vida (Romanos 6:4);
Fazemos o bem (Atos 10:38), até para com os que nos odeiam (Lucas 6:27).


DEUS PODE FAZER...

• ...da velha criatura, uma nova (II Cor 5:17);
• ...do perseguidor uma testemunha Sua (I Timóteo 12:13);
• ...de filhos pródigos, filhos salvos (Lucas 15:17- 22);
• ...o deserto florescer (Isaías 35:1 ; 41:18);
• ...do perdido, achado (Mateus 10:6; 18:11 Lucas 19:10);
• ...dos roubadores, seus despenseiros;
• ...do coração quebrantado, derreter como cera na sua santa presença.


ATRAVÉS DE QUEM DEUS NOS COMPROU?

Através de Jesus Cristo, por bom preço (I Cor. 6:10)


DO QUE FOMOS COMPRADOS?

1. Da culpa do pecado;
2. Do poder do pecado;
3. Da ira vindoura;
4. Do vão procedimento;
5. Da escravidão do pecado para a liberdade no Espírito.


PARA QUEM FOMOS COMPRADOS?

  1. Para sermos santuários de Deus (II Cor. 6:15);
  2. Para entregarmos nossos corpos a Deus para servi-lo (Romanos 12:11);
  3. Para adorar o Pai em espírito e em verdade (João 4:23-24).

Portanto, afastemo-nos do pecado que tão de perto nos rodeia. Isto é bom e agradável ao Pai. Não somos de nós mesmos, mas pertencemos a Jesus. Somos propriedades exclusivas d'Ele.