sexta-feira, 26 de outubro de 2012

O ESPÍRITO DA VERDADE - II




O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO 
O MARAVILHOSO DERRAMAMENTO PENTECOSTAL

Antes de Jesus ascender ao céu, determinou que Seus discípulos não se ausentassem de Jerusalém. Ele determinou que esperassem a promessa do Pai: "E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder." Lucas 24:49. Jesus lhes disse que receberiam a virtude do Espírito Santo que haveria de vir sobre eles. Os discípulos seriam testemunhas de Jesus tanto em Jerusalém, como na Judéia e Samaria e até aos confins do mundo. Terminando de falar, Jesus foi elevado às alturas e uma nuvem o recebeu. A promessa de Jesus cumpriu-se no Dia de Pentecostes. O Espírito Santo desceu vindo sobre os discípulos e todos foram batizados no Espírito Santo, receberam a virtude, a unção dos altos céus, e assim deu-se início à Igreja de Jesus. A Igreja de Jesus começou em Jerusalém, quando do derramamento do Espírito Santo, procedente do Pai Celestial. "Cumprindo-se o Dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; e de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem". Atos 2:1-4. A Igreja de Jesus nasceu de "joelhos". Através do versículo acima, vemos que os discípulos ficaram perseverando em oração e súplicas. Todos buscavam uma mesma coisa: O batismo no Espírito Santo. E todos receberam a benção juntos, isto prova que se dois concordarem na terra, na mesma petição, os dois serão abençoados conjuntamente. "Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu por meio deles". (Mateus 18:19-20). O Espírito Santo é a terceira pessoa da Trindade Divina. Ele é Um com o Pai e o Filho. Vemos isto no ato do batismo nas águas. Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Todos que receberam o batismo no Espírito Santo passaram a ser: "templo de Deus". "Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?" (1 Coríntios 3:16 ). Por isso é muito importante que o crente viva em santificação, separado do mundo e do pecado. Quem habita em nós é o Deus Altíssimo, o Deus Vivo, fiel, verdadeiro e justo. Glória a Deus! O Espírito Santo veio como uma Pessoa tão real quanto Cristo, Ele veio para dar poder e habitar nos crentes, Ele veio para nos constituir como "Testemunhas de Jesus". Todo o renascido pode alcançar o batismo no Espírito Santo, basta crer e buscar este revestimento pentecostal, para ser testemunha viva de Jesus, mesmo não o tendo visto e nem o tocado. Pela fé nós falamos com Ele, pois é nosso amigo que nos entende e não pede explicações.

sábado, 20 de outubro de 2012

O ESPÍRITO DA VERDADE - I




A PROMESSA DO ESPÍRITO SANTO

Ao meditarmos no capítulo quatorze do Evangelho de João, percebemos claramente que o Senhor Jesus dirigia palavras de consolo e conforto aos seus discípulos que estavam entristecidos pela notícia da Sua partida deste mundo. Jesus desceu do céu (João 6:38) e chegara o momento de voltar a ele. Para os discípulos, Jesus era tudo, e agora faria uma falta tremenda para eles. Jesus vendo a tristeza estampada em seus rostos, começou a confortá-los com palavras especiais, como por exemplo: "Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito: vou preparar-vos lugar". João 14:1-2. Jesus comunicou aos seus discípulos, com essas palavras, sua saída deste mundo e isto foi doloroso demais para eles, ficarem sem seu Mestre e Senhor amado.

Existem pessoas que pensam que Jesus ainda está preparando moradas para nós no céu. Não é assim, porque, pela Sua morte na cruz do Calvário, Ele já preparou lugar no céu para o seu povo adquirido, comprado, resgatado, remido, purificado pelo Seu sangue carmesim. Por amarem muitíssimo a Jesus, os discípulos queriam que Ele permanecesse na Terra. Porém, o propósito de Jesus era levá-los à Sua presença na glória, para todo o sempre.

Os discípulos pensaram que ficariam órfãos sem a presença de Jesus, isto estava sendo um problema muito sério para eles. O povo de Deus precisa da presença de Cristo em sua peregrinação terrena, pois sem Jesus nada são e nada podem fazer. Nesta altura, o Senhor Jesus falou aos seus discípulos sobre as bênçãos de sua partida deste mundo, mas a bênção mais importante foi a promessa de alguém que viria para tomar o Seu lugar aqui no mundo. Disse Jesus: "E eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, a fim de que fique convosco para sempre". João 14:16.

O amado mestre Jesus foi quem pediu ao Pai a vinda do Espírito Santo e não os seus discípulos. Mas, também, o Espírito Santo não poderia vir antes da partida de Jesus deste mundo. Em João 16:7, Jesus disse: "Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei." É importante notar que Jesus pediu e enviou o Consolador, o Espírito da Verdade. (João 16:13).

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

COMO SE PODE SABER, SEM SOMBRA DE DÚVIDA, QUE JESUS É REALMENTE O FILHO DE DEUS E O CAMINHO DA SALVAÇÃO?



O cumprimento de trezentas profecias do Velho Testamento, dadas antes do nascimento de Jesus, descrevem em detalhes o seu nascimento, sua vida, sua tarefa, sua morte e ressurreição e não podem ser negadas por ninguém que sinceramente procure a verdade.

Não existe razão para se duvidar que, depois da morte de Jesus, algo aconteceu e transformou o pequeno grupo de seguidores desanimados cujo Senhor foi cruelmente crucificado. Parecia àqueles discípulos que suas esperanças haviam se desvanecido e os seus sonhos se despedaçado.

Três dias após a morte do Senhor, a fé deles foi reacendida de uma maneira tão linda que nenhuma força terrena jamais seria capaz de apagar. E aquele grupo pequeno de seguidores de Jesus foi contar ao mundo as Boas Novas: que Deus não só enviou o Seu filho ao mundo para ensinar a Sua verdade e mostrar o Seu amor, mas que Jesus também sofreu a morte por nossa causa, e que depois ressuscitou e vive para sempre!

O Novo Testamento diz que Jesus apareceu pessoalmente depois de ressuscitado a mais de quinhentos irmãos. Foi visto por quinhentas testemunhas oculares. "Depois, foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também". 1 Coríntios 15:6.

Essa foi a mensagem que os discípulos proclamaram com ousadia: "Deus O ressuscitou dos mortos". (Atos 13:30). Aleluia! Aceitar esses fatos de uma maneira meramente mental e intelectual não é suficiente. Para termos a certeza de que Jesus é quem Ele disse ser: o Filho de Deus - temos que experimentá-lo pessoalmente. Em Apocalipse 3:20 está escrito: "Eis que estou à porta e bato, se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo". Quem deseja abrir a porta do seu coração para recebê-lo? Se quisermos receber o amor, a paz, a alegria verdadeira, a felicidade eterna e a Salvação que somente Ele tem para dar, basta atendermos ao Seu convite: "Vinde a mim, todos os que estão cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei". (Mateus 11:28). Quando recebemos o Filho de Deus em nossas vidas, recebemos o que é mais precioso, recebemos a própria vida.

"E chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do Homem? E eles disseram: Uns, João Batista; outros, Elias, e outros, Jeremias ou um dos profetas. Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou? E Simão Pedro, respondendo, disse-lhe: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo" (Mateus 16:13-16).

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

O CAMINHO LARGO



"Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;" - Mateus 7:13

A Palavra de Deus nos ensina que há somente dois caminhos a seguir. Um deles é o caminho espaçoso, o outro o caminho apertado. Nós somente podemos escolher um deles.

O caminho verdadeiro que nos leva à vida é o apertado, e são poucos os que entram nele, e justamente esse caminho maravilhoso, luminoso, verdadeiro e de paz é o caminho do Senhor Jesus. Ele mesmo nos diz isso em João 14: 6, "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim".

O caminho espaçoso é o caminho da perdição eterna, do pecado, morte e destruição. "Há caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte" (Provérbios 16:25). Este caminho significa "estar separado de Deus", é estar andando em desacordo com Deus e a Sua Palavra, é estar em rebeldia e inimizade com o Criador, é estar seguindo o seu próprio caminho.

O caminho espaçoso é o caminho do mundo, é um caminho imperfeito, mas a Palavra de Deus nos ensina que o caminho de Deus é perfeito. "O caminho de Deus é perfeito; a palavra do Senhor é provada: é um escudo para os que nele confiam". (Salmo 18:30).

Em Isaias 55:7-9, o Senhor adverte aos pecadores: "Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar. Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos."

Quem trilha o caminho espaçoso são os homens ímpios, os homens perversos com maus pensamentos, os pecadores, e que mesmo estando perdidos, Deus os perdoa; porque grande é em perdoar, basta que se convertam a Ele. Entre os que caminham pelo caminho espaçoso estão os idólatras, feiticeiros, os que se prostituem, os que amam e cometem a mentira, os hipócritas, os viciados, avarentos, mas Deus é grandioso em perdoar todo aquele que vai a Ele arrependido "Eu, eu mesmo, sou o que apaga as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados me não lembro" (Isaias 43:25).

"Vinde então, e argui-me, diz o Senhor; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã". (Isaias 1:18).

Se toda a humanidade soubesse e compreendesse as coisas de Deus e sua importância, deixariam de andar no caminho espaçoso e também deixariam de amar as coisas do mundo, como nos adverte 1 João 2:15, "Não ameis o mundo, nem o que no mundo há, se alguém ama o mundo, o amor de Deus não está nele".

Aquele que está no mundo, ama as coisas do mundo, mas o mundo passa e a sua concupiscência, mas, aquele que faz a vontade de Deus tem a vida eterna em Cristo Jesus "E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em Seu Filho" (1 João 5:11).

Deus ama o pecador, mas abomina o pecado. Todo pecador deve ir a Jesus para receber perdão. "Tudo o que o pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora". (João 6:37). Isto significa que todo pecador pode ir com confiança a Jesus. Aquele que andava no caminho espaçoso e foi a Jesus, foi salvo, passou das trevas para a luz, da morte para a vida e tomou-se filho de Deus. "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que crêem no seu nome" (João 1:12 ). "E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens. pelo qual devamos ser salvos" (Atos 4 : 12).

Aquele que sai do caminho espaçoso e passa ao caminho estreito é um bem-aventurado, não entra mais em condenação, agora é propriedade de Jesus, pertence a Ele, pois foi comprado por bom preço "Fostes comprados por bom preço; não vos façais servos dos homens" (1 Coríntios 7:23). "Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus" (1 Coríntios 6:20).

"Para sempre, ó Senhor, a tua palavra permanece no céu. A tua fidelidade estende-se de geração a geração; tu firmaste a terra, e firme permanece. Conforme o que ordenaste, tudo se mantém até hoje; porque todas as coisas te obedecem. "Salmo 119:89-91.