quinta-feira, 27 de setembro de 2012

A PARÁBOLA DO FARISEU E DO PUBLICANO




Lucas 18:9-14 - Nesta parábola, o Senhor nos previne acerca das pessoas que confiam em si mesmas, crendo que são justas e ainda por cima desprezam seu próximo. Esta parábola nos adverte contra a justiça própria em nossas orações e o modo pelo qual não devemos orar.

A justiça própria é uma doença da raça humana e tem origem em Adão. Em Romanos 10:3, lemos: "Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus". "Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo." (Lucas 18 10-12).

Nestes versículos observamos que o fariseu se vangloria naquilo que ele é, "não sou como os demais homens"; se orgulha no que faz "jejuo duas vezes na semana"; gaba-se do que dá, "dou os dízimos". Esta é uma oração hipócrita, que jamais será ouvida e atendida pelo Senhor. É uma oração que não mostra qualquer reconhecimento do pecado e da necessidade de misericórdia.

"O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim pecador!" (Lucas 18: 13). Neste versículo vemos que o publicano fez uma petição, uma súplica. Sua oração foi pessoal, pediu ao Senhor em favor da sua alma e foi humilde, porque confessou ser pecador, fez uma oração pedindo misericórdia e sua oração foi atendida pelo Senhor que não a desprezou; pois o publicano tinha um coração contrito e um espírito quebrantado. "Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus". Salmo 51:17.

Esta sim é uma oração verdadeira e sincera. Este pecador foi para sua casa justificado. "Porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado". Lucas 18:14. "Antes, dá maior graça. Portanto, diz: Deus resiste aos soberbos, dá, porém graça aos humildes". Tiago 4:6. "Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte, lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós". I Pedro 5:7-8.

"Porque a palavra do Senhor é reta, e todas as suas obras são fiéis". "Pela palavra do Senhor foram feitos os céus; e todo o exército deles, pelo espírito da sua boca". Salmo 33:4 e 6.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

A VERDADEIRA FELICIDADE - MATEUS 4:23-25 - 5:1-12



"E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo. E a sua fama correu por toda a Síria, e traziam-lhe todos os que padeciam, acometidos de várias enfermidades e tormentos, os endemoninhados, os lunáticos, e os paralíticos, e ele os curava. E seguia-o uma grande multidão da Galiléia, de Decápolis, de Jerusalém, da Judéia, e de além do Jordão." Mateus 4:23-25.

Todas as vezes que Jesus caminhava pelas cidades pregando o Evangelho do Reino, ensinando e curando os enfermos, grandes multidões o seguiam para ouvi-lo e para que Ele os curasse. "E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos; e, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:

Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;

Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;

Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;

Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;

Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;

Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;

Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem
e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.

Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós." Mateus 5: 1-12.

O Reino de Deus inclui uma infinidade de bênçãos, tanto para o nosso corpo como para a nossa alma. No sermão da montanha encontramos os princípios divinos da justiça, pelos quais nós, crentes em Jesus Cristo, devemos viver para alcançar a verdadeira felicidade e estarmos sempre cheios do Espírito Santo.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

ALGUNS SÍMBOLOS DO ESPÍRITO SANTO

ÁGUA - A água é uma figura do Espírito Santo. Ele opera na vida do nascido de novo produzindo regeneração da alma, do corpo e do espírito. "O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo". (1 Tess. 5:23 ). Deus, pelo seu Espírito nos santifica. "Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor" (Hebreus 12:14). Mateus 5:8 diz: "Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus". A operação miraculosa do Espírito Santo na vida do crente produz o lavar regenerador e renovador. "Não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo " (Tito 3: 5). Muitas pessoas querem se aproximar de Jesus, quando estão oprimidas, perdidas, cheias de pecados, doentes, cansadas, quando estão necessitando de perdão, de limpeza, de purificação, de renovação, necessitam "nascer de novo", necessitam também da Palavra de Deus e do Espírito Santo Em João 15:3 está escrito: "Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado". O Senhor Jesus usou outra figura do Espírito Santo como sendo: "Rios de água viva". (João 7: 37-39). Em nossa vida cotidiana necessitamos de água para beber, cozinhar, lavar, limpar, higienizar. Não podemos de forma alguma viver sem a água, esse líquido tão precioso. Na vida espiritual, necessitamos do Espírito Santo, do contrário não teríamos vida espiritual abundante, seríamos sedentos, murchos, impuros, degenerados, sujos. Mas, graças a Deus Ele nos deu da água viva, o seu Espírito Santo. Bebamos sempre desta água pura e cristalina procedente de Deus, nosso Pai. Vivamos inundados nesta água.

VENTO - Outro símbolo do Espírito Santo é o vento. "O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito." (João 3:8). O sopro do Espírito Santo em nossas vidas está indicando a direção traçada por Deus a nosso favor, em uma rota onde a calmaria nos aguarda. Como símbolo de vento, o Espírito Santo indica que quer nos conduzir a uma vida de santidade, de poder, de moderação. Se deixarmos que o Espírito Santo nos conduza sempre que vier uma tempestade sobre nós, Ele fará com que voemos como as águias, por cima dela. "Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão". (Isaias 40:31). Pois Ele é como vento, sopra onde quer, como quer, quando quer.

FOGO — Outra figura, ou símbolo do Espírito Santo. "E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. (Atos 2-3). As manifestações de Deus muitas vezes se faziam acompanhar pelo fogo. "E apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto e veio ao monte de Deus, a Horebe. E apareceu-lhe o Anjo do Senhor em uma chama de fogo, no meio de uma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia" (Êxodo 3: 1-2). "E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo, para os alumiar, para que caminhassem de dia e de noite. Nunca tirou de diante da face do povo a coluna de nuvem, de dia, nem a coluna de fogo, de noite" (Êxodo 13: 21-22). "E todo o monte Sinai fumegava, porque o Senhor descera sobre ele em fogo: e a sua fumaça subia como fumaça de um forno, e todo o monte tremia grandemente" (Êxodo 19:18). O fogo representa tanto a presença de Deus, como Sua glória (Ezequiel 1: 4 ao 13); sua santidade (Deuteronômio 4:24); sua ira (Isaías 66: 15 e 16); seus juízos (Zacarias 13:9); sua proteção e finalmente o seu Espírito Santo (Atos 2:3). No Velho Testamento a ordem de Deus era conservar o "fogo" aceso, não se podia apagá-lo. O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará" (Levítico 6:13). Esse fogo simbolizava um sinal da presença de Deus no meio do Seu povo. No Novo Testamento, a ordem é a mesma. Todo crente nascido de novo, regenerado, transformado, nova criatura é, santuário do Espírito Santo é, templo de Deus. "Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? (I Coríntios 3:16). A chama pentecostal não pode ser apagada de dentro do crente. O poder do Espírito Santo deve arder em nossos corações constantemente. Se sentirmos que a chama está se apagando e fumegando, devemos deixar o Espírito assoprar para que acenda novamente. Isto se consegue com orações fervorosas, no poder do Espírito. "A cana trilhada não quebrará, nem apagará o pavio que fumega; com verdade trará justiça". (Isaias 42-3)

ÓLEO - É outro símbolo ou figura do Espírito Santo. No mundo o óleo é usado como lubrificante em máquinas, fazendo com que as mesmas funcionem sem dificuldades. Quando as máquinas estão sem óleo elas emperram e enferrujam. O crente sem o óleo do Espírito Santo é crente enferrujado, emperrado, endurecido nas juntas e medulas, tem dificuldade para andar no Espírito, viver no Espírito, trabalhar no Espírito, e na carreira que lhe foi proposta. O azeite precisa descer sobre ele. O vaso não pode ficar emborcado, os dons não podem ser enterrados, o Evangelho da Salvação não pode ficar sem ser anunciado, e isto somente se consegue na unção do Espírito Santo, na capacitação do Espírito Santo, pois é o Espírito Santo que convence do pecado, da justiça e do juízo." E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo: do pecado, porque não crêem em mim; da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; e do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado". (João 16: 8 ao 11). Quem lê as Escrituras sabe que o azeite era utilizado para ungir e consagrar pessoas especiais como reis, sacerdotes e profetas (1 Samuel 10:1); (1 Samuel 16:13); (1 Reis 19:16); (Levítico 8:30). O Tabernáculo e seus móveis eram ungidos (Êxodo 30:22-33); a unção dos escolhidos de Deus só podia ser feita com azeite especial (Êxodo 30:31) chamado de : "Azeite da Santa Unção". No Salmo 92 10, é chamado de "Óleo Fresco". No Salmo 133:2, é chamado de "Óleo Precioso". No Salmo 45:7, é chamado de "Óleo de Alegria". O óleo simboliza o Espírito Santo como: "Unção Real Especial para os salvos em Cristo Jesus".

UNÇÃO — É outra figura ou símbolo do Espírito Santo. "E vós tendes a unção do Santo e sabeis tudo. E a unção, que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, corno ela vos ensinou, assim nele permanecereis". (I João 2:20-27). Todo crente deve examinar as Escrituras. É um erro grave não conhecê-las e não conhecer o poder de Deus (Mateus 22:29). O Pai fornece todas as provisões necessárias para os seus filhos; sua Palavra é o manual para o aprendizado, e o seu Espírito Santo é o professor. O poder do Espírito Santo, que em nós habita, é a força para qualquer tarefa. No poder do Espírito Santo, o crente é audacioso e espontâneo porque vive em novidade de vida que envolve fé, obediência e trabalho. O mesmo Espírito Santo que ungiu o Senhor Jesus é o mesmo que nos unge e capacita para o Ministério.

PENHOR E SELO — Penhor significa pagamento, garantia, depósito. Selo significa estampa, marca. Estes dois símbolos do Espírito Santo têm algo em comum. "Em quem também vós estais, depois que ouvistes, a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para louvor da sua glória". (Efésios 1:13-14). A ocasião da selagem coincide com a ocasião da fé. Ouvimos o evangelho e cremos nele. Neste ato de fé espontânea somos imediatamente selados com o Espírito Santo. Este selo é divino, e para o novo convertido a garantia da segurança da salvação. Indica também que passamos a ser propriedade de Jesus que nos comprou na cruz e agora carregamos sua marca: "o Selo do Espírito Santo". Além de sermos comprados por Jesus, somos selados com o selo de Deus e estamos guardados para o dia da Redenção, pela vontade Dele.

POMBA — Outro símbolo ou figura do Espírito Santo. "E João testificou, dizendo: Eu vi o Espírito descer do céu como uma pomba e repousar sobre ele". (João 1:32). "E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele E eis que uma voz dos céus dizia- Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo". (Mateus 3:16-17). Esta é a primeira expressão clara do conceito da Trindade. A descida do Espírito Santo sobre Jesus visava um poder especial para o início de Seu Ministério.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

A RESSURREIÇÃO DE DORCAS - ATOS 9:36 - 42


Quando começou a construção do templo de Salomão, a madeira utilizada para sua construção era transportada por jangadas até o porto de Jope. "E nós cortaremos tanta madeira no Líbano, quanta houveres mister, e ta traremos em jangadas pelo mar até Jope, e tu a farás subir a Jerusalém." (2 Crônicas 2:16). Foi lá, que Jonas embarcou em um navio, fugindo para Tarsis. "Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do Senhor para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do Senhor." (Jonas 1: 3).

Havia em Jope uma discípula chamada Tabita (em aramaico) e Dorcas (em grego). O sentido da palavra significa "gazela", um gênero de antílopes de formas ligeiras e graciosas. O caráter de Dorcas, a discípula de Jesus, estava bem de acordo com o nome que lhe deram.

Dorcas era cheia de boas obras e ajudava o próximo com muito amor. Certamente nos cultos da sinagoga, calava-se, enquanto outros falavam. Terminava o culto, ia para casa trabalhar até ao anoitecer, costurando roupas para as viúvas e os órfãos de Jope. Dorcas não somente dava esmolas, mas também trabalhava com as mãos para aliviar os sofrimentos dos pobres para cobrir sua nudez. Quantas pessoas se desculpam porque não têm recursos para darem aos necessitados, mas podem trabalhar com suas mãos para ajudá-los, e não o fazem?

"E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto." (Atos 9:37). Àquela que aliviava os sofrimentos dos pobres, àquela que alegrava grande número de pessoas tristes, sobreveio-lhe a morte. Depois de a lavarem, a depositaram num quarto alto. O corpo estava lá, mas seu espírito já estava com Jesus. Para Dorcas fora imensa a alegria de trabalhar com suas mãos para Jesus mas, estar com Ele agora era muito melhor, era divino, maravilhoso.

"E, como Lida era perto de Jope, ouvindo os discípulos que Pedro estava ali, lhe mandaram dois homens, rogando-lhe que não se demorasse em vir ter com eles." (Atos 9:38).

Dois varões foram enviados até Pedro, para levarem a triste notícia. Que bênção maravilhosa, saber que Pedro, um homem de Deus e cheio do poder do Espírito Santo, estava por perto. Andaram a pé durante três horas, mas foi compensador. Quanto mais temos do Espírito Santo, mais podemos ministrar aos tristes, aos pobres, aos necessitados, aos quebrantados do coração, aos cativos, aos cegos, aos oprimidos. Os discípulos que moravam em Lida, criam que o Senhor Jesus podia ressuscitar Dorcas, mas não havia entre eles quem pusesse sua fé em prática. Mandaram chamar o apóstolo Pedro, não para assistir ao sepultamento de Dorcas, mas para evitá-lo. Aquela que ajudava os necessitados já morrera. Era demasiado tarde para chamar por um médico. Mas não era tarde, nem em vão, chamar um homem cheio do poder do Espírito Santo.

"E, levantando-se Pedro, foi com eles; e quando chegou o levaram ao quarto alto, e todas as viúvas o rodearam, chorando e mostrando as túnicas e roupas que Dorcas fizera quando estava com elas." (Atos 9:39). Será que as nossas obras são tais que na nossa saída deste mundo, a Igreja sentirá tanta falta a ponto de chorar? O Mundo já se esqueceu de muitas coisas que aconteceram, mas as obras de Dorcas sempre serão lembradas, são citadas na Palavra de Deus. A ferramenta de Dorcas era uma agulha com a qual trabalhava para vestir os pobres. A glória do mundo passa, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. (1 João 2:17).

A discípula que pregava o evangelho com a agulha era Dorcas e fazia isto porque amava Jesus e amava os pobres. A nossa pregação somente por meio de palavras pouco vale. Se amamos a Jesus nunca nos esqueceremos da beneficência (Hebreus 13:16) e principalmente parta com  os domésticos da fé (Gálatas 6:10).

Não importa qual seja nosso dom. O que importa é saber manejá-lo bem, para o progresso do Reino de Deus e não para nosso próprio interesse. Dorcas usava seu talento com a maior graça.

"Mas Pedro, fazendo sair a todos, pôs-se de joelhos e orou: e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. E ela abriu os olhos, e, vendo a Pedro, assentou-se." (Atos 9:40). Esta era uma obra que somente Deus poderia fazer. Pedro mandou que todos saíssem para poder estar em contato com o Deus do impossível. Parecia que Pedro estava sendo muito rude em fazer sair todas as viúvas que ali estavam. Mas ele devia orar e isso não era possível com tanto choro. A alma do apóstolo se esforçava em alcançar um só alvo definitivo, a ressurreição de Tabita. "E ele, dando-lhe a mão, a levantou e, chamando os santos e as viúvas, apresentou-lha viva." (Atos 9:41).

Dorcas voltou a servir às viúvas, aos órfãos e todos que necessitavam dela. Vemos que grande homem de Deus, cheio de fé e cheio do Espírito Santo era Pedro. Foi um milagre de Deus, o mesmo Deus que servimos. Ele não mudou. Deus fez o choro se tornar alegria Entre um pequeno grupo de seguidores de Jesus, um milagre aconteceu e isto trouxe gozo indescritível para todos. Como será então quando ocorrer o arrebatamento?

"E foi isto notório por toda a Jope, e muitos creram no Senhor". (Atos 9:42). Quantas almas estão na glória, porque Pedro se entregou como vaso para o Espírito Santo confirmar a Palavra de Deus nestas duas cidades; Lida e Jope.

A ressurreição de Dorcas é um dos milagres ocorridos na Igreja de Jesus depois do dia de Pentecostes. Esses sinais sobrenaturais lembram as obras de Jesus durante seu ministério na terra. Vemos como o apóstolo Pedro, assim como os outros deixavam o Espírito Santo formar suas vidas no mesmo molde de Jesus.

Todas as vezes que os filhos de Deus agem como Pedro, há na igreja verdadeiro avivamento. Muitas almas são curadas e resgatadas da mão do adversário. Muitos que jazem em seus delitos e pecados são vivificados. (Este não é o caso de Dorcas, é o caso de pecadores perdidos que são salvos pela graça de Deus).

O Senhor nos abençoe e nos guarde! E nos faça capazes de sermos ministros do Novo Testamento capacitados e revestidos de poder!